Anais - 15º CBCENF
Resumo
Título:
SAÚDE EM CENA COM “CONSCIÊNCIA”: O USO DO TEATRO NA EDUCAÇÃO EM SAÚDE
Relatoria:
ÁVILA KELLY DE MEDEIROS NICOLAU
Autores:
- LUIZ CARLOS FERREIRA DO NASCIMENTO
- CAYLA CAROLIEVA FERNANDES FERREIRA
Modalidade:
Pôster
Área:
Determinantes de vida e trabalho
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
INTRODUÇÃO: A compreensão ampliada do conceito “saúde” tem exigido dos Cursos de Graduação em Enfermagem a formação de um profissional crítico, reflexivo, resolutivo, com consciência e responsabilidade social. O uso do teatro tem se apresentado útil na formação deste “novo” profissional de saúde uma vez que estimula o mesmo a melhor compreender o processo de saúde e doença de uma determinada comunidade despertando a sensibilidade e a criatividade do mesmo. A vivência teatral acresce a formação profissional, a socialização, e permite um resgate da sensibilidade do aluno, fazendo com este exercite fundamentos do cuidado humanizado OBJETIVO: Relatar a experiência adquirida durante uma atividade educativa realizada na Disciplina de Parasitologia, acerca da Doença de Chagas, planejada e executada por alunos do Curso de Graduação em Enfermagem da Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi, Universidade Federal do Rio Grande do Norte. METODOLOGIA: Esta prática ocorreu na Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi e tinha como público alvo crianças e adolescentes da rede pública de ensino. Na ocasião fez-se uso dos recursos teatrais em tendências cômicas, com objetivo de comunicar-se de forma atrativa e inteligível, apresentando aos ouvintes a história da Doença de Chagas, bem como personagens históricos envolvidos e conceitos de epidemiologia, parasitologia e saúde coletiva. RESULTADOS: O uso do teatro na educação em saúde, nesta experiência, mostrou-se eficaz, uma vez que o público alvo demonstrou interesse pela temática e interagiu com os alunos executores da ação. CONCLUSÃO: A articulação de conhecimentos científicos e técnicos com habilidades de comunicação e sensibilidade cômica permitiu que os alunos exercitassem uma competência fundamental para o bom exercício profissional da enfermagem, que é inclusive, um instrumento terapêutico, a comunicação. Além disto, os mesmos compreenderam a importância das atividades de educação em saúde e o impacto positivo que isto potencialmente tem sobre a saúde da população.