Anais - 15º CBCENF
Resumo
Título:
INTEGRAÇÃO ENSINO-SERVIÇO NA TRANSFORMAÇÃO DO EXERCÍCIO DE ENFERMAGEM SOB OS ASPECTOS ÉTICOS E LEGAIS
Relatoria:
KÍSIA CRISTINA DE OLIVEIRA E MELO
Autores:
- Deivson Wendell da Costa Lima
- Sâmara Fontes Fernandes
- Marianny Nayara Paiva Dantas
- Mara Léia Távora Vieira
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Ética e legislação em enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
A Educação Permanente em Saúde possibilita abertura de espaços de discussão entre vários atores em busca da melhoria dos serviços de saúde. Buscou-se descrever o projeto de intervenção realizado pelos discentes de enfermagem junto com os trabalhadores da Estratégia Saúde da Família e gestão. Este é um relato de experiência em uma Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF), em uma cidade do interior do Rio Grande do Norte, promovido pelos discentes do 8º período, FAEN/UERN. Foram realizadas 05 atividades com o intuito de discutir a problemática envolvida nos aspectos éticos e legais do exercício da enfermagem em saúde mental na UBSF. Foi possível detectar uma grande demanda de usuários de psicofármacos sem assistência adequada e o exercício irregular da transcrição desses medicamentos pelos enfermeiros. Detectou-se a necessidade da articulação entre o ensino, os serviços e a gestão, no sentido de transformar realidades. Percebemos um avanço na conscientização dos profissionais acerca da não legitimidade das ações realizadas no âmbito da SM na UBSF. A resolução do problema irá depender da intervenção de outras instâncias do sistema gerencial de saúde.