LogoCofen
Anais - 15º CBCENF

Resumo

Título:
A CONTRIBUIÇÃO DO PROGRAMA TUTORIAL EM ENFERMAGEM NA FORMAÇÃO DO ACADÊMICO DA FAEN-UERN
Relatoria:
JULIANA SUELLY DE ALMEIDA E ASSIS
Autores:
  • Cristina Virgínia Oliveira Carlos
  • Elka Fernanda Paulino Martins
  • Márcia Maria Lira de Mesquita
  • Suzana Carneiro de Azevedo Fernandes
Modalidade:
Pôster
Área:
Determinantes de vida e trabalho
Tipo:
Pesquisa
Resumo:
Introdução: O programa de educação tutorial (PET) é uma modalidade de atividade extracurricular que busca propiciar um complemento à formação acadêmica, tendo como objetivo ampliar e aprofundar os conhecimentos, vivenciando experiências que vão além da vida acadêmica do graduando, inserindo-lhes na esfera da produção científica. O programa tem um compromisso com a sociedade, oferecendo aos bolsistas e voluntários o aprimoramento de seus conhecimentos através das atividades desenvolvidas no âmbito da pesquisa, ensino e extensão, que irão beneficiar a sociedade com novos conhecimentos, já que os trabalhos desenvolvidos contribuem com a função de traçar estratégias, de acordo com os problemas, sendo agentes multiplicadores do saber em enfermagem. Objetivo: Analisar o PET e a sua influência na formação do profissional em Enfermagem da FAEN-UERN. Metodologia: O trabalho foi desenvolvido através de uma abordagem metodológica qualitativa, buscando melhor compreender a subjetividade e a relevância do PET. Assim, a pesquisa foi trabalhada em etapas que privilegiará as abordagens de forma mais coerentes em relação ao público alvo, os quais foram inclusos em um perfil determinado pelos pesquisadores, sendo estes: Enfermeiros formados pela UERN, que tenha participando do programa de educação tutorial PET. Resultados: A partir da análise de discurso, com a separação em categorias, pode-se observar que o PET tem uma influência positiva na formação acadêmica, melhorando a qualidade do profissional a ser formado através de atividades que vão além do que é visto na grade curricular. Ao falar da formação em enfermagem, o PET mostra-se como uma ferramenta que proporciona troca de saberes e experiências entre acadêmicos de períodos diferentes, ressaltando o valor da cumplicidade e respeito para a relação interpessoal, a qual é primordial para haver o trabalho harmônico do enfermeiro que lida diretamente com pessoas (paciente, acompanhante, profissionais). Além disso, trata-se de um programa que propõe envolver ensino, pesquisa e extensão, durante um período de três anos, onde, além de instigar o conhecimento e desenvolver habilidade em falar em público, também proporciona uma boa pontuação no currículo, que são bônus em seleções de concursos. Conclusão: Esta pesquisa pôde evidenciar influências positivas na vida pessoal e profissional dos graduandos que tiveram oportunidade de participar do PET.