LogoCofen
Anais - 15º CBCENF

Resumo

Título:
IMPORTÂNCIA DA UTILIZAÇÃO DE RECURSOS DE APOIO DIDÁTICO PARA FACILITAÇÃO DA APRENDIZAGEM
Relatoria:
BARBARA CATHARINE JULIAO DE LIMA
Autores:
  • Eloysa Natália Santos Silva
  • Isabella Joyce Silva de Almeida
  • Juliana de Castro Nunes Pereira
  • Larissa Lais Maria da Silva
Modalidade:
Pôster
Área:
Determinantes de vida e trabalho
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
O papel do professor é o de dirigir e orientar a atividade mental dos alunos, de modo que cada um deles seja um sujeito consciente, ativo e autônomo. Portanto, conhecer o funcionamento de cada etapa do processo de ensino-aprendizagem faz-se ferramenta primordial no direcionamento de sua atividade. Para que ocorra esse processo é necessário que o professor utilize recursos didáticos de forma a ajudar na comunicação, compreensão e transmissão de seus conteúdos e idéias de uma forma mais simplificada aos estudantes. Este enquanto comunicador deverá saber quais, quantos e quando utilizar o recurso mais adequado em sua tarefa de ensinar, para que assim, possa oferecer um ensino de qualidade. No curso técnico de enfermagem esses recursos são indispensáveis para o crescimento pessoal e aprimoramento dos futuros profissionais no mercado de trabalho. Esta pesquisa tem por finalidade relatar o uso dos recursos didáticos frente ao processo de ensino aprendizagem na formação de técnicos de enfermagem em aulas práticas, aproximando assim o aluno da realidade profissional. Trata-se de um estudo descritivo desenvolvido em um Centro Profissionalizante onde existe o curso para formação de técnicos de enfermagem, localizado no município de Vitória de Santo Antão cerca de 60 Km da capital pernambucana Recife. Onde dois docentes que se encontram lecionando a disciplina de prática, utilizaram recursos facilitadores de ensino como: modelos de ulceras de pressão feitos em bisqui e incisões cirúrgicas esta ultima com o intuito de simular como realizar a retirada correta de uma sutura. Como instrumento de coletas de dados foi utilizado o desempenho das avaliações feitas antes e após a implementação dos recursos didáticos. Foi observado como resultado uma significante melhora tanto nas avaliações feitas posteriormente como nos relatos feito pelos próprios aluno, o que levou a ampliação e implementação dessas atividades para vários outros docentes desta instituição.