LogoCofen
Anais - 15º CBCENF

Resumo

Título:
A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO EM SAÚDE NAS ESCOLAS
Relatoria:
RUTH MOREIRA BARROS
Autores:
  • Wilton Nascimento Figueredo
  • Itamara Albergaria de Macedo
  • Raira dos Santos Magalhães
  • Patrícia Borges Oliveira
Modalidade:
Pôster
Área:
Vulnerabilidade social
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
INTRODUÇÃO: O Programa Saúde na Escola (PSE) consiste em uma nova estratégia do governo na tentativa de aproximar as atividades da Atenção Básica a Saúde com as Instituições de Ensino Publica (IEP), básico e médio, pertencentes à mesma área. O PSE visa proporcionar atenção integral de prevenção, promoção e atenção à saúde aos estudantes. Para tanto, são realizadas atividades nas escolas abordando temáticas como: qualidade de vida; prevenção das DST/Aids; gravidez não planejada; diversidade sexual; drogas; promoção da cultura de paz. Diante do cenário atual, a Instituição de Ensino Superior (IES) Universidade Salvador, localizada em Salvador/BA, implementou na matriz curricular do curso de Enfermagem o estágio curricular em uma IEP com o intuito dos graduandos atuarem a partir da perspectiva proposta pelo PSE. O presente relato de experiência ilustra a vivência das graduandas em Enfermagem que trabalharam a temática “gravidez na adolescência e métodos contraceptivos” em um colégio estadual localizado em Salvador/BA. OBJETIVO: Orientar os estudantes de uma IEP quanto aos diversos métodos contraceptivos e a sua importância para que seja evitada uma gravidez não desejada. MÉTODOS: O campo de atuação foi uma IEP de Salvador/BA, sendo o publico composto por estudantes da 7ª, 1º e 2° ano, da mesma. Foram realizadas palestras (capacitação) utilizando slides e apresentado os principais métodos contraceptivos. Posteriormente (na semana seguinte), foi realizado um jogo: “Sexualidade em ação”, onde a turma, dividida em dois grupos, escolhia um voluntário e esses apostavam uma corrida até uma cadeira, onde quem tocasse primeiro nela responderia uma pergunta que se encontrava dentro de bolões de cores e pontuações distintas. Ao final a equipe vencedora foi premida com brindes. RESULTADOS: Através da dinâmica do jogo, podemos analisar se as orientações passadas durante a capacitação foram compreendidas. Outro ponto de destaque foi o interesse demonstrado pelos estudantes, além da pró-atividade dos mesmos. CONCLUSÃO: Diante da atividade realizada foi possível perceber a deficiência de conhecimento referente aos métodos contraceptivos e os aspectos básicos da anatomia humana entre os estudantes da IEP, traduzindo então a relevância de ações de educação em saúde nas escolas.