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Anais - 15º CBCENF

Resumo

Título:
EDUCANDO O OLHAR NO PROCESSO DE SAÚDE/DOENÇA: O USO DA FOTOGRAFIA NA FORMAÇÃO CRÍTICA/CIDADÃ DO ENFERMEIRO
Relatoria:
ÁVILA KELLY DE MEDEIROS NICOLAU
Autores:
  • JOSENILTON DINIZ BATISTA DE ARAÚJO
  • NAYANNE KELLY COSTA DE ARAÚJO SILVA
Modalidade:
Pôster
Área:
Determinantes de vida e trabalho
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
INTRODUÇÃO: As mudanças na forma de produção de conhecimento no ensino dos Cursos de Graduação em Enfermagem ocorreu em consonância com as intensas transformações sociais, políticas, econômicas e culturais que exigem a formação de um profissional crítico e, sobretudo cidadão, capaz de lançar um olhar critico e reflexivo sob o processo de saúde/doença da população, intervindo de maneira resolutiva. O uso da fotografia enquanto instrumento pedagógico de educação do olhar tem se mostrado útil em diversos campos da ciência, inclusive na enfermagem, sensibilizando o olhar e a consciência, ampliando as concepções sociais, culturais, políticas e subjetivas que atravessam as experiências de saúde e doença dos sujeitos. OBJETIVO: O estudo tem como objetivo relatar a experiência adquirida durante as oficinas e expedições fotográficas realizada pelos alunos do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. METODOLOGIA: Esta prática ocorreu em instituições de saúde e bairros da zona urbana do Município de Santa Cruz/RN, onde foram articulados conhecimentos técnico-cientificos acerca da técnica fotográfica bem como conceitos de saúde pública e epidemiologia. RESULTADOS: A utilização da fotografia com objetivo de educar e sensibilizar o “olhar” e a “consciência” do enfermeiro em formação, mostrou-se útil, uma vez que articula conhecimentos técnicos e científicos com a subjetividade e sensibilidade do aluno, produzindo no mesmo a capacidade de identificar de fato as necessidades da comunidade, possibilitando ao mesmo expandir as concepções sobre a saúde e doença dos sujeitos. CONCLUSÃO: O papel terapêutico e cidadão do enfermeiro devem ser estimulados através do uso de mecanismos “alternativos” tais como a fotografia, a sensibilização do “olhar” associada a conhecimentos científicos de saúde coletiva e epidemiologia, bem como outros campos de atuação em saúde, tendem a promover no sujeito em formação uma ampliação das concepções, tornando o mesmo apto a intervir de forma eficaz e efetiva na saúde da comunidade a qual o mesmo dispensa cuidados.