Anais - 15º CBCENF
Resumo
Título:
CONTRIBUIÇÕES DA SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM: UM OLHAR NA VIVÊNCIA
Relatoria:
SABRINE RODRIGUES FEITOZA
Autores:
- Helâyne Cristina Lemos da Silva
- Mayara Stefanni de Lacerda Bezerra
- Érica Oliveira Matias
- Francisca Elisângela Teixeira Lima
Modalidade:
Pôster
Área:
Determinantes de vida e trabalho
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
INTRODUÇÃO: A Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) constitui-se como uma importante metodologia utilizada pelo enfermeiro para aplicar seus conhecimentos na execução dos cuidados, bem como para a tomada de decisão durante a assistência de enfermagem. OBJETIVO: Relatar a experiência das acadêmicas de enfermagem acerca das contribuições da Sistematização da Assistência de Enfermagem direcionada à criança vítima de trauma. METODOLOGIA: Trata-se de um relato de experiência das atividades desempenhadas pelas acadêmicas de Enfermagem do 7° semestre da Universidade Federal do Ceará em um hospital de referência em traumatologia do município de Fortaleza-CE. O período da realização das atividades foi durante o mês de maio de 2012, pois esse foi o período das atividades da disciplina intitulada Enfermagem no Processo de Cuidar da Criança II. Os sujeitos do estudo foram três acadêmicas de enfermagem que vivenciaram a implementação do processo de enfermagem ao paciente pediátrico vítima de agravos devido a trauma por diversos motivos, desde quedas da própria altura até vítimas de atropelamento. A análise dos dados foi realizada de forma processual, conforme eram elaborados os planos de cuidados alicerçados à luz do processo de enfermagem. RESULTADOS: Cada acadêmica realizou quatro sistematizações da assistência de enfermagem em que foi seguido as etapas do Processo de Enfermagem composto pela entrevista e exame físico, elaboração dos Diagnósticos de Enfermagem prioritários, planejamento de ações dos cuidados de enfermagem, implementação das intervenções e avaliação dos resultados. Utilizou-se como referencial a NANDA, NIC e NOC para elaboração dos diagnósticos de enfermagem, que consistem nas respostas humanas a determinados eventos e são construídos a partir do julgamento clínico de dados obtidos, o que torna imprescindível a entrevista e o exame físico na etapa que deve ser realizada corretamente para que os problemas reais e potenciais sejam identificados e as intervenções sejam elaboradas de forma adequada. CONCLUSÃO: Percebemos que a experiência de aproximação na elaboração e implementação da Sistematização da Assistência de Enfermagem contribuiu no processo de aprendizagem e formação das acadêmicas, capacitando-as para atuarem com esta ferramenta fundamental no cuidado de enfermagem em que permite aplicar seus conhecimentos técnico-científicos com o intuito de individualizar e aperfeiçoar o cuidado destinado ao paciente.