LogoCofen
Anais - 15º CBCENF

Resumo

Título:
A INTERAÇÃO ACADEMIA E EDUCAÇÃO BÁSICA NA PRÁTICA DOS PRIMEIROS SOCORROS: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Relatoria:
AMANDA RICELLY MIGUEL DO NASCIMENTO
Autores:
  • Johny Carlos de Queiroz
  • Geordânia Freires Barros
  • Lais Cristina da Silva Lima
  • Luana Kátia Santos Oliveira
Modalidade:
Pôster
Área:
Vulnerabilidade social
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
A Universidade é responsável pela formação dos profissionais nas diversas áreas, favorecendo o desenvolvimento de atitudes e ações que contribuam para transformação dos indivíduos na sociedade. Assim, o processo ensino/aprendizagem não deve restringir ao desenvolvimento de habilidades técnicas, mas contribuir para construção de profissionais críticos/reflexivos. Partindo dessa premissa, em particular no curso de enfermagem da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, as disciplinas ofertadas buscam desenvolver práticas educacionais envolvendo a comunidade. Esta parceria com escolas e sociedade permite um aprendizado com as ações desenvolvidas pelos acadêmicos, como interação e troca de conhecimentos. As atividades desenvolvidas foram oficinas de primeiros socorros para professores da rede básica, objetivando o aprendizado para o trabalho em situações que necessitam ações emergenciais que podem acarretar problemas sérios, na ausência de decisões precisas. O objetivo é relatar experiência dos acadêmicos de enfermagem mediante as práticas sobre primeiros socorros, a partir de ações educativas entre a academia e a comunidade. O estudo é descritivo com abordagem qualitativa, delineado a partir das experiências vivenciadas nas aulas práticas de disciplinas ministrada no curso de enfermagem. As atividades foram realizadas em uma escola, contando com a participação dos professores e avaliadores da disciplina. Foram desenvolvidos momentos de relação academia e ensino básico, favorecendo aprendizados sobre problemas do cotidiano que demanda ações de primeiros socorros. Reflete-se que as oficinas permitiu a participação interativa dos profissionais, esclarecendo dúvidas, troca de conhecimentos e momentos de reflexão sobre a vida diária relevando a importância da academia ao gerar espaços de interação na perspectiva de promover prevenção, promoção e intervenção mediante a realidade. Desta forma o trabalho realizado permitiu aos docentes e discentes uma aproximação com uma realidade, a qual irão trabalhar enquanto futuros enfermeiros. Conclui-se que ações envolvendo a academia com a sociedade favorecem interação e apropriação da realidade cotidiana, além da troca de conhecimentos, gerando processo reflexivo junto aos diferentes interlocutores nos distintos espaços. Essas questões propiciam aprendizado mais efetivo, ao conhecer o modo como tudo acontece, concedendo ao acadêmico se sentir mais presente e disposto ao construir novas práticas para estes espaços.