Anais - 15º CBCENF
Resumo
Título:
DEPENDÊNCIA QUIMICA EM ADOLESCENTES: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Relatoria:
AMANDA RICELLY MIGUEL DO NASCIMENTO
Autores:
- Johny Carlos de Queiroz
- Révia Ribeiro Castro
- Geordânia Freires Barros
- Rebeca Pereira de Carvalho
Modalidade:
Pôster
Área:
Vulnerabilidade social
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
A academia na sociedade não se restringir apenas a formação de profissionais capacitados e habilitados para o trabalho, sua conformação e proposta ampliam-se para além do âmbito acadêmico, ela possui em seu regimento o compromisso com a sociedade. Atualmente ao depararmos com a realidade é demonstrado um aumento da disponibilidade de substâncias psicoativas, seja em quantidade como diversidade, nas escolas há uma demanda maior em atenção e atuação por parte dos equipamentos sociais, ao buscar estratégias de prevenção/promoção à saúde ao tratar de problemas associados ao uso de drogas. A dependência química torna-se uma questão de saúde pública pertinente em todo o mundo. As estratégias utilizadas visaram promover saúde através das informações relacionadas aos riscos que drogas lícitas e ilícitas causam ao organismo e as implicações sociais. Objetivou-se difundir o conhecimento sobre drogas, os agravos à saúde e seu impacto na vida social dos adolescentes. O estudo é descritivo com abordagem qualitativa, apresentado a partir dos conhecimentos construídos com a realização das oficinas sobre dependência química pelos discentes do curso de enfermagem da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte na rede pública de ensino, direcionada para pré-adolescentes. O processo se deu a partir da análise de artigos científicos, focando a realidade brasileira. A exposição ocorreu através de apresentação e discussão acerca da temática, proporcionando interação dos participantes e relatos de experiência. Na realização do trabalho pode-se perceber que uma parcela dos pré-adolescentes, eram familiarizados com termos referentes às drogas, levando a refletir se era advinda de curiosidade ou se vivenciaram situações que os aproximem e/ou estimulem experimenta-las já que a presença de drogas dentro do país, sejam lícitas ou ilícitas são tão presentes em nossa realidade. Percebe-se a importância da discussão do tema, embora já tenha sido e ainda seja bastante discutido em vários âmbitos, seja na escola ou na mídia, mas ainda não se conseguiu atingir resultados significativos. Com isso a educação fornecida ao indivíduo não se restringi apenas a escola, por ser apenas um espaço de construção do processo educativo, deve ser complementado pela família. Os momentos de discussão sobre temas importantes como o uso de drogas faz com que a academia no seu momento de interação com a sociedade busque trabalhar questões relevantes e que devem ser intensificadas de acordo com o seu público.