Anais - 15º CBCENF
Resumo
Título:
AVALIAÇÃO DO ROTEIRO DE VÍDEO EDUCATIVO ACERCA DA PREVENÇÃO DO CÂNCER CERVICAL
Relatoria:
MARIA AGLAIR BRAZ MOTA
Autores:
- Saiwori de Jesus Silva Bezerra dos Anjos
- Ana Karina Bezerra Pinheiro
Modalidade:
Pôster
Área:
Determinantes de vida e trabalho
Tipo:
Pesquisa
Resumo:
Objetivou-se avaliar um roteiro de vídeo educativo produzido centrado na promoção da saúde para o conhecimento da finalidade, periodicidade, cuidados pré-exame e atitude adequada quanto à prevenção do câncer cervical. Pesquisa de avaliação, transversal do tipo quantitativa. Utilizou-se formulário estruturado de avaliação. Primeiramente, selecionou-se sete avaliadores de conteúdo, quatro Doutores em Enfermagem, dois Doutores e um Mestre em Medicina. No que se refere ao conceito da ideia, todos os analistas avaliaram como SIM os critérios: conteúdo temático relevante, coerente com objetivo, objetivo coerente com a realidade prática, premissas corretas, se atendem objetivos de instituições de saúde, se adequado para uso de profissionais, propõe mudança de comportamento. Somente um avaliou como EM PARTE dois critérios, o de informações compreensíveis e suficientes. Na construção dramática, todos concordaram que o roteiro tinha impacto e que as cenas não refletiam estereótipos. Quanto ao ritmo das cenas, seis avaliaram-nas como motivantes, apenas um não soube opinar. Todos consideraram que as personagens possuíam empatia e somente um não achou seu número suficiente. Na ação dramática, um avaliador não soube opinar somente por meio do roteiro, seis consideram que existia emoção, quatro que existiam surpresas e dois que não se tinha surpresa no drama. A maioria dos avaliadores julgou os diálogos naturais (seis), o vocábulo adequado (cinco), relevante (seis) e com conclusão (seis), porém um avaliador não soube opinar, um achou que o vocábulo estava adequado EM PARTE e outro que NÃO estava adequado. A maioria classificou os símbolos como compreensíveis e que as imagens refletiam aspectos importantes da temática (cinco analistas), porém dois consideraram impossível julgar. Todos os analistas descreveram que o conteúdo de interesse tinha relação direta com público alvo, seis que existia identificação da temática com o público, sendo que um não soube opinar. Cinco analistas referiram que a linguagem estava compatível com o nível de conhecimento do público, porém, um não soube opinar e outro considerou que não estava compatível. A estimativa de produção foi classificada como excelente por quatro avaliadores, como muito boa por um e boa por um avaliador. Observou-se que todos os quesitos, em geral, tiverem excelente avaliação nos itens estipulados e que suas modificações, acatadas em sua maioria, enriqueceram e qualificaram a produção final do vídeo educativo.