Anais - 15º CBCENF
Resumo
Título:
A IMPORTÂNCIA DE CONHECER PRECOCEMENTE A SISTEMATIZAÇÃO DO SUS NAS UBS/USF
Relatoria:
PATRíCIA BORGES OLIVEIRA
Autores:
- Wilton Nascimento Figueredo
- Itamara Albergaria de Macedo
- Raira dos Santos Magalhães
- Ruth Moreira Barros
Modalidade:
Pôster
Área:
Determinantes de vida e trabalho
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
INTRODUÇÃO: A saúde é um direito de todos os indivíduos, e deve ser fornecida de forma igualitária independente do nível socioeconômico da população/comunidade. É dever do estado trabalhar a prevenção e promoção da saúde visando reduzir o risco de doenças/agravos, essa estratégia é adotada, preferencialmente, nas Unidades Básicas de Saúde (UBS)/Unidade de Saúde da Família (USF) visando evitar o encaminhamento desses indivíduos para hospitais de médio e grande porte. Para tanto, é necessário que os profissionais de saúde, das UBS/USF, conheçam a realidade da população em que essa atenção é oferecida. Nesse contexto a Universidade Salvador (Unifacs), localizada em Salvador/BA, criou o Programa de Integração Saúde Comunidade (PISCO) que possibilita aos estudantes de saúde conhecer, precocemente - a partir do 2° semestre do curso - a realidade da comunidade, e os fenômenos socais que interferem na saúde dos indivíduos. OBJETIVOS: Discutir sobre as novas práticas pedagógicas de ensino em saúde e divulgar a estratégia adotada pela Universidade Salvador. MÉTODOS: O presente trabalho trata-se de um relato de experiência do PISCO enquanto uma metodologia participativa de convivência direta dos estudantes, da área de saúde, numa determinada comunidade, criando condições para que estes criem uma interação e vivenciem diversas experiências referentes às problemáticas existentes nas comunidades. RESULTADOS: Tendo em vista que a saúde tem como fatores categóricos a alimentação, a moradia, o saneamento básico, o meio ambiente, o trabalho, a renda, a educação, o transporte, o lazer e o acesso aos bens e serviços essenciais, faz-se necessário um reconhecimento da comunidade e os espaços geográficos por ela definido, para que a atuação dos profissionais de enfermagem sejam melhor qualificadas. CONCLUSÃO: Diante das experiências adquiridas pela disciplina PISCO, os graduandos de enfermagem passaram a demonstrar maior interação com a comunidade, produzindo atividades com as temáticas voltadas para os principais problemas de saúde da comunidade, gerando ações de maior impacto.