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Anais - 15º CBCENF

Resumo

Título:
RELATO DE EXPERIÊNCIA DE MONITORIA DO COMPONENTE CURRICULAR “ENFERMAGEM E SAÚDE DO BINÔMIO MÃE – FILHO”
Relatoria:
ÉRICA REGIANE DO PRADO
Autores:
  • Maria Aparecida Gamper
  • Maria Paula Bannwart Amgarten
  • Wevertton Moraes
Modalidade:
Pôster
Área:
Determinantes de vida e trabalho
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
INTRODUÇÃO: Monitoria é sinônimo de aprendizagem, troca de conhecimento, valorização do ensino e da investigação científica. A monitoria oferece oportunidade para o aluno de exercer o papel de educador, de socializar informações, ideias, estabelecer vínculos com outros alunos e com a equipe multiprofissional, de propiciar a interdisciplinaridade e de correlacionar a teoria e prática durante as atividades desenvolvidas, auxiliando o docente, facilitando e maximizando o aprendizado dos alunos, despertando o interesse na importância do componente curricular. A monitoria possibilita, por meio da relação de cooperação existente entre docente e monitor, o aprimoramento da qualidade de ensino da disciplina, uma vez que favorece a adoção de novas metodologias de ensino, bem como impulsiona o exercício da pesquisa acadêmica, permitindo uma contínua correlação entre teoria e prática. OBJETIVO: Relatar a experiência vivenciada na monitoria do componente curricular Enfermagem e Saúde do Binômio Mãe-Filho com enfoque em cuidados com o recém-nascido e o aleitamento materno. METODOLOGIA: Relato de experiência, como monitora do componente curricular Enfermagem e Saúde do Binômio Mãe-Filho de um curso de Graduação em Enfermagem. RESULTADOS: As atividades desenvolvidas na monitoria na disciplina Enfermagem e Saúde do Binômio Mãe-Filho ocorrem no primeiro semestre letivo, onde aluna monitora atua junto ao docente, acompanhando os alunos do quinto período do curso de Graduação em Enfermagem. Elas foram realizadas em sala de aula e em ambiente hospitalar. Durante o período da experiência realizaram-se estudos bibliográficos acerca de temas específicos, a fim de preparar Planos de Aula sobre os temas “O Preparo da Mãe e Familiares quanto aos Cuidados com o Recém-Nascido” e “Intervenções de Enfermagem frente ao Manejo Clínico da Amamentação”. Na Unidade de Internação de Alojamento Conjunto Obstétrico, desenvolveram-se ações educativas com os acadêmicos de enfermagem, junto ao binômio mãe-filho, demonstrando e ensinando os cuidados com o recém-nascido como técnicas: de banho do bebê, cuidados com o coto umbilical, higiene íntima e troca de fraldas. Também pratica ações de incentivo, promoção, monitorização e apoio ao aleitamento materno. CONCLUSÃO: Com as atividades a monitora e as docentes puderam perceber a importância desta troca em que, além de princípios da docência, desenvolve função educativa do enfermeiro bem como incentivo constante a investigação científica.