Anais - 15º CBCENF
Resumo
Título:
A CONSTRUÇÃO DE VÍDEOS COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM DOS DETERMINANTES SÓCIAIS DA SAÚDE
Relatoria:
FÁBIO JAMBEIRO SANTANA BORGES
Autores:
- Ana Dulce batista dos santos
Modalidade:
Pôster
Área:
Determinantes de vida e trabalho
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: O ensino de enfermagem vem passando por consideráveis mudanças com a introdução de diversos aparatos tecnológicos nesse processo. A construção de ferramentas como o vídeo, proporcionam aos alunos problematizar a temática a ser abordada a fim de atribuir-lhe um caráter dinâmico e de impactante sobre a realidade. Uma de suas aplicações foi quanto aos determinantes sociais de saúde que são um conjunto de fatores que influenciam direta e indiretamente as condições de saúde da população. Objetivos: Relatar a experiência de estudantes de graduação quanto à aprendizagem dos determinantes sociais de saúde através da construção de vídeos. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência de estudantes de graduação em enfermagem, sobre o trabalho com vídeos para o aprendizado dos determinantes sociais de saúde, os quais foram formulados pelos estudantes no contexto da disciplina de saúde coletiva. Resultados: O vídeo foi elencado pelos discentes como a melhor estratégia de aprendizagem sobre os determinantes sociais de saúde, por permitir apresentar o impacto inerente as gritantes desigualdades sociais que envolvem o nosso país. A escolha do vídeo proporcionou aos discentes perceber como cada um dos determinantes interferem no meio de viver da população, não se limitando apenas ao cenário nacional, mas às fortes influências recebidas no âmbito internacional. Partindo desse principio o vídeo possibilitou sensibilizar alunos e professores, a discutir de forma ampliada as influências dos determinantes sociais na saúde da população. Conclusão: A adoção de novas tecnologias ao processo de ensino através de métodos dinâmicos, e interativos proporcionou aos alunos compreender e ampliar suas discussões no tocante as influências de atores e setores sociais na saúde da população de modo a perceber a necessidade de maiores investimentos na atenção primária a saúde e, por conseguinte, nos diversos espaços onde se encontra a população desde os centros mais equipados até nos locais mais precários, nos interiores dos estados, nos bairros esquecidos. Deste modo, urge a oportunidade de investir em novas tecnologias que possibilitem ao discente uma aprendizagem problematizadora da realidade.