Anais - 15º CBCENF
Resumo
Título:
GESTÃO DE QUALIDADE NOS SERVIÇOS PÚBLICOS HOSPITALARES: UM INCENTIVO AOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE
Relatoria:
ÍTALO BRUNO BARBOSA SAMPAIO
Autores:
- CHRISTIANA MARIA REIS BARROSO SOARES
- KATIA PAULA SILVA
- DJANE DE SOUSA RODRIGUES
- ENEWTON ENEAS DE CARVALHO
Modalidade:
Pôster
Área:
Determinantes de vida e trabalho
Tipo:
Pesquisa
Resumo:
INTRODUÇÃO: Atualmente os hospitais públicos brasileiros vêm passando por uma grave crise de gestão, onde os recursos são mal gastos encarecendo os custos hospitalares. A gestão de qualidade significa atividade coordenada e envolve as ações de planejamento, documentação, avaliação e melhora contínua e nesse contexto, a atuação de trabalhadores e gestores é fundamental no processo para uma sistemática gestora de forma efetiva, eficiente e humanizada. OBJETIVO: Investigar a produção científica acerca da importância de uma gestão de qualidade nos serviços públicos hospitalares e incentivar os profissionais da saúde na implantação dessa gestão no seu local de trabalho. METODOLOGIA: Foi realizada uma pesquisa bibliográfica no período de junho a agosto de 2011. Baseou-se na pesquisa de artigos, teses de mestrado, monografias, livros e periódicos publicados no período de 2002 a 2010, disponíveis no SCIELO, LILACS e bibliotecas universitárias. Utilizou-se os descritores em Ciência da Saúde: “Gestão de qualidade”, “hospitais”, “saúde”, sendo localizadas vinte e oito referências, que após análise cuidadosa e seleção para o estudo reduziram-se em quatorze, os quais respondiam ao objetivo do estudo. As variáveis utilizadas abrangiam questões relativas ao periódico, ano de publicação e o local do estudo. RESULTADOS: Notou-se que a maioria das publicações retrata a realidade dos hospitais brasileiros e mostram que essa realidade ocorre, principalmente, pela carência de financiamento do sistema de saúde, deixando uma lacuna no que se refere à falta de gestão qualificada por parte dos gestores destas instituições. Com os achados possibilitou o agrupamento dos dados em duas categorias: “O atual seguimento público hospitalar brasileiro e a gestão de qualidade e incentivo profissional”. Além disso, a pesquisa mostrou que o principal periódico foi a Revista Administração em Saúde com 4 publicações (30%), o ano de 2010 com maior quantidade de publicações 3 (25%) e a grande maioria dos artigos eram do Sudeste do País. CONCLUSÃO: Faz necessário a conscientização da importância da implantação de uma gestão de qualidade a fim de reduzir gastos financeiros, proporcionar melhor uso dos recursos disponíveis, além de elevar o estímulo dos funcionários, incentivando-os na prestação de um trabalho qualificado com satisfação dos usuários.