Anais - 15º CBCENF
Resumo
Título:
RELATO DE EXPERIÊNCIA: ESTUDO DE CASO DE UM PACIENTE COM DIAGNÓSTICO DE ACIDENTE VASCULAR CEREBRAL ISQUÊMICO
Relatoria:
TERESINHA DE JESUS SEPÚLVEDA SALES
Autores:
- MARIA DELNIDES DE SOUSA AZEVEDO
- SARA THUANY BRITO DE CASTRO
- VERBENIA CIPRIANO FEITOSA
- MAYARA LINO DOS SANTOS
Modalidade:
Pôster
Área:
Vulnerabilidade social
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
O acidente vascular cerebral isquêmico (AVCI) consiste na interrupção do fluxo de sangue a uma região específica do cérebro por oclusão de um vaso sanguineo, em consequencia disso, existe o comprometimento das funções neurológicas dependentes daquela região cerebral afetada, produzindo défícits característicos a nível das funções motoras, sensoriais, comportamentais, perceptivas e de linguagem. Dessa maneira, à pessoa acometida, devem ser despendidos sem demora, o diagnóstico correto e o tratamento multiprofissional adequado, objetivando a redução e o controle dessas complicações e o retorno da homeostase corpórea, evitando o óbito. O estudo de caso constitui-se numa modalidade de investigação que analisa de forma aprofundada determinado indivíduo, grupo ou elemento social. A elaboração do mesmo vem sendo prática de ensino no curso de Bacharelado em Enfermagem, permitindo ao discente, vivenciar, pesquisar e construir o seu aprendizado sobre o cuidado humano, dando base a seu exercício profissional futuro. O presente estudo objetiva relatar a experiência de acadêmicos de enfermagem na realização de um estudo de caso de um paciente com diagnóstico recente de AVCI. Trata-se de um relato de experiência da realização de um estudo de caso de um paciente de 80 anos com diagnóstico recente de AVCI, internado em um hospital geral da zona norte de Teresina-PI. Acompanhou-se o mesmo por 25 dias, período correspondente a sua internação e alta hospitalares. No estudo, descreveram-se as cinco fases da Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) voltada ao paciente: histórico, diagnósticos, planejamento, implementação e avaliação da assistência; bem como a fisiopatologia da doença; farmacologia e nutrição despendidas no tratamento e a elaboração de um plano de alta. A atividade, realizada no mês de agosto de 2011, foi proposta e coordenada pela disciplina Saúde do Adulto e Idoso do curso Bacharelado em Enfermagem. Por exigir dos acadêmicos um maior aprofundamento teórico, o estudo de caso possibilitou um cuidado com maior embasamento e lucidez ao paciente e forneceu aos discentes as bases para atendimentos futuros em sua atividade profissional. Mostrou ser então, um método de ensino eficaz e de grande relevância, pois promoveu o aprendizado ao aliar teoria e prática construindo o conhecimento necessário à atividade profissional dos acadêmicos.