Anais - 15º CBCENF
Resumo
Título:
EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE EM SOBRAL/CE: UMA REVISÃO INTEGRATIVA
Relatoria:
NARA RAQUEL FONTELES RIOS
Autores:
- Denise Lima Nogueira
- Izabelle MontAlverne Napoleão Albuquerque
- Cibelly Aliny Siqueira Lima Freitas
- Dayse Paixão e Vasconcelos
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Determinantes de vida e trabalho
Tipo:
Monografia
Resumo:
Introdução: A Política Nacional de Educação Permanente em Saúde surgiu em 2004 como estratégia para a formação e o desenvolvimento de trabalhadores para o do Sistema Único de Saúde. A Educação Permanente em Saúde (EPS) pode corresponder à Educação em Serviço, quando coloca a pertinência dos conteúdos, instrumentos e recursos para a formação técnica submetidos a um projeto de mudanças institucionais ou de mudança da orientação política das ações prestadas em dado tempo e lugar. Objetivo: Este estudo objetivou conhecer as ações EPS implementadas no município de Sobral/CE a partir da produção científica da Revista Sanare no período de 2004 a 2009. Metodologia: Pesquisa exploratória do tipo revisão integrativa. A revisão obedeceu seis passos de execução: elaboração da pergunta norteadora; busca ou amostragem na literatura; coleta de dados; análise crítica dos estudos incluídos; discussão dos resultados; e, apresentação da revisão integrativa. Resultados: Na análise dos dados, foi possível observar a recorrência de conteúdos sobre EPS, os quais foram organizados nas seguintes categorias de análise: A Educação Permanente e a Escola de Formação em Saúde da Família Visconde de Sabóia (EFSFVS): articulação da EFSFVS com a EPS para a capacitação dos profissionais da saúde. A Residência em Saúde da Família de Sobral/CE no contexto da EPS: faz alusão à EPS como metodologia pedagógica utilizada pela Residência nos seus processos educativos. Educação Permanente: uma metodologia para a capacitação profissional: discussão da Educação Permanente como uma metodologia para a capacitação profissional. Educação Permanente x Superação do modelo biomédico: EPS como uma estratégia de superação do modelo biomédico para um modelo pautado na família/comunidade. Educação Permanente para o controle social: EPS para a participação e o controle social, uma vez que permite a capacitação dos usuários do sistema a respeito do SUS e seus conceitos. A Política de EPS no âmbito de Sobral/CE: Esta categoria traz considerações a respeito da importância da Política de EPS nesse município. Conclusão: Pôde-se perceber que o município de Sobral/CE vem discutindo a EPS e colocando-a em seus projetos pedagógicos há aproximadamente 10 anos e que o município tem desenvolvido ações de EPS no que se refere a capacitações de profissionais de saúde para atuarem no SUS.