Anais - 15º CBCENF
Resumo
Título:
INTEGRAçãO DAS DISCIPLINAS ANATOMIA HUMANA E SEMIOLOGIA NA GRADUAçãO DE ENFERMAGEM: RELATO DE EXPERIêNCIA
Relatoria:
RAYSSA LIDIANNE SOUZA DA SILVA
Autores:
- Fernanda de Lira Nunes Paulino
- Bruna Raquel de França Marinho
- Rayanne Suélly da Costa Silva
- Ana Luisa Brandão de Carvalho Lira
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Determinantes de vida e trabalho
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: As atividades desenvolvidas pelo enfermeiro se organizam dentro da sistematização da assistência de enfermagem, que exige, além de atualização, habilidades e experiência, o embasamento técnico-científico. O exame físico, fundamental para a prática de enfermagem, necessita do conhecimento da anatomia humana, assim como de outras disciplinas, para detecção de anormalidades anatomo-fisiológicas. Nesse contexto, destacam-se as disciplinas curriculares da graduação de Enfermagem: Anatomia humana e Semiologia e semiotécnica em enfermagem. Anatomia é a ciência que estuda, macroscopicamente, todos os sistemas, órgãos e segmentos do corpo humano. Por outro lado, a Semiologia é definida como a investigação e estudo dos sinais e sintomas apresentados pelo paciente sob o ponto de vista da enfermagem; e a Semiotécnica, ao ensino dos procedimentos técnicos realizados pelos enfermeiros. Dessa forma, o presente trabalho tem como objetivo relatar a experiência dos monitores na integração das disciplinas de anatomia e semiologia realizada no curso de graduação em enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Método: Trata-se de um relato de experiência, desenvolvido pelos alunos monitores das referidas disciplinas, sob supervisão dos professores orientadores, durante os meses de março de 2011 até junho de 2012. Resultados e discussão: A integração dessas disciplinas acontece no primeiro semestre do curso, durante a disciplina de anatomia, com o objetivo de melhorar a aprendizagem e a fixação do conteúdo para os alunos de Enfermagem. Essas aulas abordaram a anatomia aplicada na prática do enfermeiro, com temas escolhidos em reunião do corpo docente e discente. Envolviam uma exposição teórica das disciplinas, com aplicação prática dos conhecimentos em uma situação hipotética, onde eram feitos questionamentos verbais acerca do exposto na aula. Conclusão: Percebeu-se que a realização desta experiência envolveu o aprendizado mútuo, tanto dos estudantes como dos monitores. Foi perceptível que essa interação trouxe o empenho no estudo da Anatomia, assim como o interesse em entender de que forma essa disciplina será importante no futuro profissional. O crescimento para os monitores é inumerável no que tange o desenvolvimento da oratória, autoconfiança e organização dos estudos e do discurso.