LogoCofen
Anais - 15º CBCENF

Resumo

Título:
ESTUDO DE CASO COMO ABORDAGEM PROBLEMATIZADORA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Relatoria:
JOSE OSMAR VITOR MENDES ROCHA NOVAES
Autores:
  • LUCIANO REIS
Modalidade:
Pôster
Área:
Determinantes de vida e trabalho
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
INTRODUÇÃO: Relato de experiência, que se propõe a refletir sobre as contribuições da operacionalização do estudo de caso como estratégia de ensino-aprendizagem no componente curricular “Assistência de Enfermagem na Saúde do Adulto” (AESA), na formação acadêmica do aluno do curso de graduação em enfermagem de uma Instituição de Ensino Superior (IES) da cidade de Salvador. O estudo de caso como estratégia de articulação teoria e prática constitui-se em um instrumento facilitador, uma vez que dá ao aluno a oportunidade de participar da dinâmica dos serviços, trazendo sua contribuição para a formação acadêmica e construção de programas de ensino articulados com a realidade vivenciada. O componente curricular AESA, tem como proposta desenvolver o cuidado de enfermagem à saúde do adulto na atenção básica, com ênfase nas principais necessidades de saúde do indivíduo, família e comunidade. Para sua operacionalização e forma de aproximar-se da proposta das diretrizes pedagógicas do currículo, busca-se uma abordagem de ensino humanista e problematizadora, adotando uma estratégia onde o conteúdo deve surgir das próprias experiências dos alunos. METODOLOGIA: Este estudo utilizou como um dos dispositivos principais, o estudo de caso, como possibilidade de articulação teoria e prática, a partir da experiência que os alunos desenvolvem suas atividades práticas do conteúdo curricular. RESULTADOS: As percepções vivenciadas permitiram refletir sobre as possibilidades e desafios enfrentados para as práticas de saúde integradoras na atenção a saúde e no processo ensino-aprendizagem, constituindo-se o estudo de caso como ferramenta pedagógica facilitadora. O estudo de caso permitiu aos alunos construir conhecimento a partir da realidade. Além disso, estimulou nos alunos a pesquisa de materiais bibliográficos não contemplados nas aulas teóricas, que trouxeram novas informações sobre o assunto estudado. CONCLUSÃO: Pode-se perceber que as possibilidades do uso do estudo de caso como abordagem problematizadora são inúmeras, mas traz também alguns desafios nos próximos passos de preparação de docentes e alunos. Não basta reformular o projeto curricular é necessário fortalecer a interdisciplinaridade e o diálogo entre os diversos saberes, nele representada pelos componentes curriculares semestrais, de forma que o conhecimento em enfermagem de saúde coletiva venha a ser construído num processo dinâmico envolvendo interface entre a teoria, prática, academia e comunidade.