Anais - 15º CBCENF
Resumo
Título:
MONITORIA NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE ACADÊMICO DE ENFERMAGEM
Relatoria:
DANNYLO FERREIRA FONTENELE
Autores:
- Marcos Ronad Mota Cavacalnte
- Luciana Léda Carvalho Lisboa
- Luis Felipe Castro Pinheiro
- Maria Isis Freire de Aguiar
Modalidade:
Pôster
Área:
Determinantes de vida e trabalho
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
INTRODUÇÃO: A prática da monitoria no contexto educativo data de longo tempo e se define como processo pelo qual alunos auxiliam alunos na situação ensino-aprendizagem. A regulamentação da função de aluno/a monitor/a, no Brasil, deu-se pela Lei Federal n.º 5.540, de 28 de novembro de 1968, que fixa normas de funcionamento do ensino superior e institui em seu artigo 41 a monitoria acadêmica. Nos últimos anos, com o desenvolvimento do pensamento pedagógico de orientação crítico-progressista, os procedimentos monitorais vêm ganhando espaço no contexto da realidade educacional das instituições de educação superior. Na disciplina de Semiologia tem o objetivo de proporcionar ao aluno a possibilidade de ampliar seu conhecimento em Exame Físico, despertando seu interesse para a docência e desenvolvendo suas aptidões e habilidades no campo do ensino e da pesquisa. OBJETIVOS: Relatar a experiência de monitores da disciplina de Semiologia no processo de ensino-aprendizagem de alunos do Curso de Enfermagem. METODOLOGIA: Trata-se de um relato de experiência sobre a vivência da monitoria em Semiologia de alunos Curso de Enfermagem da Universidade Federal do Maranhão-UFMA, além de revisão bibliográfica sobre a importância da prática da monitoria na formação acadêmica. RESULTADOS E DISCUSSÃO: Refletir sobre a aprendizagem é, sobretudo, indagar sobre a natureza e a variedade de aprendizagens a que estamos expostos, as variáveis e mecanismos que interferem no processo, as propostas que pensadores e teóricos encontraram para explicá-las e incrementa-las. Na análise das falas de monitores e na própria vivência, observou-se uma sincronia no sentido da monitoria como um instrumento de complemento da formação acadêmica. Os monitores desenvolvem atividades sistemáticas, como: atividades práticas de laboratório e clínica junto aos alunos nos horários extra-classe, em atendimento do tipo “plantão de revisão”, auxílio nas atividades de planejamento, organização e avaliação da disciplina, participação de grupo de pesquisa, entre outros. Para Teodoro e Vasconcelos (2003), a aprendizagem é um processo natural inerente à condição do ser vivo e à necessidade de sobrevivência. É pela interação com o meio, que os organismos, tanto os mais simples como os mais complexos, processam informações que permitem identificar os estímulos do meio interno ou externo, e preparar respostas adequadas à informação descodificada. CONCLUSÕES: A partir deste estudo, evidencia-se a importância da monitoria.