Anais - 15º CBCENF
Resumo
Título:
EDUCAÇÃO CONTINUADA EM ENFERMAGEM: REVISÃO INTEGRATIVA DE LITERATURA
Relatoria:
LORENA SANTOS DANTAS SARAIVA
Autores:
- JONAS SÂMI ALBUQUERQUE DE OLIVEIRA
Modalidade:
Pôster
Área:
Determinantes de vida e trabalho
Tipo:
Pesquisa
Resumo:
Introdução: desde o final do século vinte assistimos a uma transformação no campo social e econômico, em boa parte pela globalização e avanço tecnológico. Essas inovações de informações tecnológicas e do conhecimento tornaram-se a principal força produtiva, deslocando a ciência, hoje subordinada à informação e comunicação. Essas mudanças que estão sendo impostas pela globalização e desenvolvimento do conhecimento, afetam diversas áreas, inclusive a enfermagem. Dessa forma, são necessários os investimentos no processo educativo nos serviços de saúde, enfatizando a educação continuada, os treinamentos periódicos e o incentivo à realização de estudos. A educação continuada dá ênfase na atualização de conhecimentos com objetivo de aquisição de conhecimentos, habilidades e mudanças de comportamento para fins do aprimoramento do profissional e da assistência oferecida. Para isso, o profissional enfermeiro deve buscar conhecimentos que complementem e atualizem a sua formação básica. Objetivos: identificar as produções nacionais que abordam a temática “Educação continuada em enfermagem”. Metodologia: trata-se de estudo de revisão integrativa com delimitação de período entre 2007 e 2011, no idioma português. Efetivou-se a busca com os descritores Educação, Enfermagem e Educação Continuada em Enfermagem. Resultados: Com o uso dos descritores “Educação” e “Enfermagem” foram encontrados 14 trabalhos. Destes trabalhos nenhum abordava a temática educação continuada em enfermagem. Já com o descritor “Educação Continuada em Enfermagem” foram encontrados 39 trabalhos. Destes, 06 abordam somente a educação continuada e 10 abordam, além da educação continuada, a educação permanente, totalizando 16 trabalhos dentro da temática educação continuada em enfermagem. Conclusão: observa-se uma carência na produção nacional sobre o tema. Além disso, em alguns trabalhos, os autores fazem questão de diferenciar educação continuada e educação permanente, levantando a importância de cada. No entanto, outros autores fazem menção à educação continuada e educação permanente como sinônimas. Considerando a educação continuada como imprescindível na área da enfermagem, a pesquisa proporcionou despertar a relevância e o conhecimento sobre o tema, além de apresentar o panorama de publicações sobre a temática.