Anais - 15º CBCENF
Resumo
Título:
PROMOÇÃO DA SAÚDE E CIDADANIA NOS ESPAÇOS SOCIAIS E SUAS CONTRIBUIÇÕES
Relatoria:
ANNA LAURA SOARES DE OLIVEIRA
Autores:
- JOSÉ JAILSON DE ALMEIDA JÚNIOR
- LAIANA CARLA PEREIRA GOMES
- GUTEMBERGUE LUCENA DE AZEVEDO
- STELLA CRISANTO PONTES
Modalidade:
Pôster
Área:
Vulnerabilidade social
Tipo:
Pesquisa
Resumo:
No cenário contemporâneo vem sendo observada a relevância da Universidade nos espaços comunitários haja vista a necessidade de promover cidadania plena e de buscar uma nova realidade social. Assim, este trabalho tem como objetivo relatar a influência da extensão universitária no processo de formação dos discentes e as consequências dessa prática nos espaços-extramuros. Trata-se de um relato de experiência vivenciado por alunos dos cursos de enfermagem, nutrição e fisioterapia da Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi/UFRN, durante o desenvolvimento da disciplina Saúde e Cidadania (SACI) articulada com o projeto de extensão “Educação, Saúde e Cidadania: um despertar para a realidade”, em 2011, na cidade de Santa Cruz (RN), cuja prática pedagógica consistia em uma abordagem problematizadora, onde o estudante para desenvolver suas atividades através da observação da realidade, identificação de pontos-chave, teorização do problema, formulação de hipóteses de solução e aplicação à realidade. Observou-se que atividades desenvolvidas possibilitaram aos acadêmicos, o exercício da práxis, incentivo ao diálogo, trabalho em equipe, protagonismo ativo, capacidade de reflexão crítica, habilidades e competências para o manejo de técnicas associadas à resolução do problema, contribuindo na formação do profissional cidadão. Conhecendo a realidade local por meio de visitas exploratórias, buscou-se desmistificar estigmas existentes, bem como fazer o aporte teórico necessário para a construção de estratégias de intervenção na realidade. Assim, as ações realizadas foram bem aceitas pela comunidade sendo enfatizados os direitos dos usuários do Sistema Único de Saúde, o empoderamento social, conscientização ambiental, redução de fatores de risco e vulnerabilidade social, a fim de ascender a maiores níveis de bem-estar ou diminuir probabilidades de deterioração das condições de vida de determinados atores sociais. O estar no cotidiano possibilitou interação entre essa instituição, os serviços de saúde e a comunidade oportunizando aos discentes a construção de um ambiente de reflexão sobre as questões de saúde da população, sobretudo, contribuindo para a formação de profissionais preparados para atuar no campo da promoção da saúde. As ações proporcionaram troca mútua de saberes entre discentes e sujeitos sociais e intervir de forma positiva melhorando a qualidade de vida destes, a partir da orientação sobre educação, saúde e cidadania.