Anais - 15º CBCENF
Resumo
Título:
TECNOLOGIA EDUCATIVA PARA A PREVENÇÃO DE ACIDENTES DE TRABALHO: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Relatoria:
RODRIGO SILVA GOMES
Autores:
- Ellen Cristyne de Souza Barbosa
- Allan Corrêa das Chagas
- Evelaine Pinheiro de Souza
- Anderson Lineu Siqueira dos Santos
Modalidade:
Pôster
Área:
Determinantes de vida e trabalho
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
INTRODUÇÃO: Este estudo tem a intenção de apresentar um relato de experiência que se obteve sucesso, desenvolvendo uma ação educativa por meio de uma tecnologia educacional para prevenção de acidentes de trabalho entre os profissionais de enfermagem em um centro cirúrgico de um hospital de Belém. Na vivência diária, a equipe de enfermagem realiza atividades nas quais se expõem a situações de risco de contaminação biológica, pois manipulam e transportam materiais perfuro cortantes e contaminados. Situações como estas podem acarretar acidentes de trabalho, comprometendo a saúde desses profissionais. OBJETIVO: Realizar uma ação educativa por meio de uma dinâmica de grupo para orientar os profissionais da enfermagem quanto aos principais aspectos relacionados à sua segurança dentro do centro cirúrgico; destacando os riscos ocupacionais, acidentes e principais métodos de prevenção. METODOLOGIA: Adotou-se uma metodologia participativa pautada na dinâmica de grupo. Primeiramente foi feita uma exposição teórica e dialogada, com estímulo a participação dos profissionais, que fizessem exposição de suas experiências no serviço do centro cirúrgico, nesse momento, também foi entregue uma cartilha informativa sobre o tema, tendo como base a NR-32. Em um segundo momento foi feito o esclarecimento das dúvidas dos participantes e solicitado que identificasse os principais riscos biológicos e métodos de prevenção. Por fim, foi feita avaliação da atividade realizada, solicitando que cada um dissesse: O que foi bom? O que foi ruim? E, o que poderia ser acrescentado à ação educativa? O público alvo das ações foram os profissionais de enfermagem que se encontravam de plantão no momento da ação. RESULTADOS: A tecnologia educativa utilizada se mostrou eficiente no educar em saúde sobre prevenção de acidentes de trabalho, uma vez que o público alvo demonstrou bastante interesse e curiosidade sobre o tema em questão, compartilharam suas próprias experiências e ao final foram capazes de identificar os principais riscos de exposição dentro do centro cirúrgico, assim como as melhores formas de preveni-los. CONCLUSÃO: A partir desta experiência, conclui-se que atividades educativas são fundamentais para atualização dos profissionais, além do caráter assistencial a enfermagem também desempenha função educativa, sendo uma alternativa o uso de tecnologias educativas para educação em saúde e como instrumento prático para consultas a possíveis dúvidas não só deste como de outros temas.