Anais - 15º CBCENF
Resumo
Título:
LÚDICO COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA EM UMA AÇÃO EDUCATIVA EM SAÚDE PARA CRIANÇAS: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Relatoria:
EVELAINE PINHEIRO DE SOUZA
Autores:
- Ellen Cristyne de Souza Barbosa
- Rita de Cássia Barbosa Quaresma
- Rodrigo Silva Gomes
- Anderson Lineu Siqueira dos Santos
Modalidade:
Pôster
Área:
Determinantes de vida e trabalho
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
INTRODUÇÃO: A higiene corporal é tratada como condição para a vida saudável e aaquisição desses hábitos tem início na infância, sendo essa, uma das fases mais decisivas na construção de conduta. Nesse sentido, o lúdico é uma estratégia que pode e deve ser usada como estímulo na construção dessa consciência de autocuidado. OBJETIVOS: Apresentar uma proposta de ação educativa usando o lúdico como estratégia didática para sensibilizar as crianças sobre a importância dos hábitos de higiene para a saúde. METODOLOGIA: Trata-se de um relato de experiência vivenciado por um grupo de acadêmicos de enfermagem em estágio curricular na disciplina Enfermagem Comunitária, que realizaram uma ação educativa em uma escola de educação infantil localizada no Bairro do Telégrafo no mês de abril de 2011. A atividade contou com um público de 44 crianças com faixa etária entre 2 e 5 anos Para a operacionalização da atividade, os acadêmicos dividiram a ação em 3 momentos nos quais foram utilizadas as seguintes atividades lúdicas respectivamente: teatro de fantoches e músicas coreografadas onde foram considerados a faixa etária do publico alvo e por fim demonstração prática do modo correto de se escovar os dentes seguida de prática individual. RESULTADOS: Por meio da participação ativa das crianças evidenciou-se, que a estratégia de educação em saúde através do lúdico é eficaz, pois se conseguiu atrair a atenção das crianças, proporcionando maior interesse pelo assunto, assim como se possibilitou uma maior aproximação e envolvimento dos acadêmicos com a realidade de saúde dos alunos. Além disso, percebemos que essa estratégia é capaz de proporcionar uma interação muito positiva entre o ensinar e o aprender, pois através de brincadeiras conseguimos sensibilizar as crianças da importância do seu papel no autocuidado, concluindo assim, que brincar também é cuidar. CONCLUSÃO: O grupo de acadêmicos considerou esta atividade de grande relevância, pois nos permitiu fortalecer a idéia de que a educação em saúde na infância é o primeiro e mais importante passo para sensibilizar as crianças da importância do seu papel no autocuidado. Além disso, a realização de atividades práticas na comunidade fortifica o conhecimento teórico da academia, empregando sentido às alternativas de cuidado que fogem da abordagem individual prescritiva.