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Anais - 15º CBCENF

Resumo

Título:
OSCE- PACIENTE SIMULADO COM INSUFICIÊNCIA CARDÍACA: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Relatoria:
CLARISSA MORGANNA SANTOS SILVA
Autores:
  • Quênia Camille Soares Martins
  • Patrícia Cabral Ferreira
  • Adailton josé Mendes de Azevêdo
  • Gutembergue Lucena de Azevedo
Modalidade:
Pôster
Área:
Determinantes de vida e trabalho
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
O OSCE (Objective Structured Clinical Evaluation) trata-se de uma metodologia de ensino que destina-se a avaliar conhecimentos, habilidades e atitudes do estudante, por meio de anamnese e exame físico simulado com o paciente. O estudo tem como objetivo relatar sob a ótica de um grupo de estudantes de enfermagem a experiência educacional da prática do OSCE num caso clínico de atendimento ambulatorial a um paciente com IC. Trata-se de um relato de experiência ancorado nas vivências de 4 alunos do 6º período do Curso de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, durante aula prática em laboratório. Os docentes forneceram alguns dados clínicos relativos ao caso. Num segundo momento os alunos receberam dois comandos a serem executados num período máximo de 30 minutos: realize a anamnese e exame clínico direcionado e estabeleça três diagnósticos de enfermagem e três condutas prioritárias para o caso. O caso abordado foi o de JLP, com IC, 40 anos, fumante, está na unidade de internação da clínica médica, tendo dado entrada no serviço de urgência há uma hora. Referindo cansaço aos mínimos esforços e sono prejudicado por falta de ar. Apresentava-se dispnéico, veia jugular bastante expressiva e com edema nos membros inferiores. Com base nos dados foram estabelecidos como diagnósticos de enfermagem prioritários a Ansiedade relacionada com a falta de ar, por oxigenação inadequada; Padrão de sono perturbado relacionado à falta de ar evidenciado por débito cardíaco diminuído; Fadiga relacionada com o desequilíbrio entre o suprimento e a demanda de oxigênio ofertada. As intervenções de enfermagem incluíram aliviar os sintomas da sobrecarga hídrica e os sintomas do desconforto respiratório com administração de O2. Nessa experiência o grupo teve a oportunidade de experimentar os sentimentos relacionados à tomada de decisão, postura ética e profissional frente ao paciente, assumindo postura coletiva, em detrimento de julgamentos individuais. Dessa forma o relato, tornou-se uma ferramenta para o desenvolvimento do trabalho em equipe e da motivação para tomada de decisões conjuntas. A experiência possibilitou a vivência de uma situação clínica, em ambiente simulado de prática com variáveis controladas, sendo possível verificar e estimular habilidades clínicas e relacionais antes que estas fossem necessárias na prática clínica real. Ressalta-se a validade do método OSCE como facilitador do aprendizado de questões clínicas fundamentais à prática do enfermeiro.