LogoCofen
Anais - 15º CBCENF

Resumo

Título:
ASSITÊNCIA DE ENFERMAGEM AO BINÔMIO MÃE-FILHO: UMA VIVÊNCIA DA TEORIA
Relatoria:
GABRIELA DA COSTA SOARES
Autores:
  • ALINE MAIANE SILVA DOS SANTOS
  • RODRIGO ARAGÃO DA SILVA
  • WENYSSON NOLETO DOS SANTOS
  • BARBARAH ALBANO NEIVA EULÁLIO
Modalidade:
Pôster
Área:
Determinantes de vida e trabalho
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Extensão universitária trata-se do relacionamento entre a teoria e a prática, ou seja, faz com que o conhecimento ultrapasse as salas de aula, indo além, permitindo o aprendizado também pela aplicação, fazendo e praticando (SILVA, 1997), permitindo ainda que o conteúdo aprendido seja aplicado e disseminado à comunidade, provendo assistência e serviços. O projeto de enfermagem prestado à mulher no ciclo gravídico-puerperal e ao binômio mãe/filho, realizado na Maternidade Dona Evangelina Rosa, localizada em Teresina, Piauí consiste em orientações e acompanhamento às gestantes, puérperas e família no tocante aos primeiros cuidados destinados ao recém-nascido, enfatizando a importância do aleitamento exclusivo até o sexto mês, compromisso com o calendário vacinal infantil preconizado pelo Ministério da Saúde, realização das triagens neonatais e cuidados gerais com o recém nascido. Esse trabalho objetivou relatar a experiência vivenciada no projeto de extensão Assistência à Mulher no Ciclo Gravídico-puerperal e ao Binômio Mãe/filho, ressaltando sua importância na vida acadêmica. Trata-se das percepções e aprendizado, enquanto discentes de enfermagem, adquiridos na vivência do projeto de extensão ofertado pela Faculdade de Saúde, Ciências Humanas e Tecnológicas do Piauí, Novafapi e Maternidade Dona Evangelina Rosa no período de janeiro a junho de 2012. Durante a vida acadêmica, é notória a carência do discente com a prática, falha essa muitas vezes percebida no primeiro emprego, onde o recente profissional apresenta dificuldades de abordagem com o cliente. O projeto de extensão vivenciado proporciona um contato direto com o paciente a cada plantão, possibilitando dia após dia mais experiência e segurança em lidar com pacientes, família e trabalho em equipe, juntamente com os demais profissionais da instituição. A oportunidade mostrou-se uma forte aliada na carência apresentada nos currículos, tornando-se uma alternativa satisfatória ao inserir no campo de atuação ainda enquanto discentes, além de viabilizar amadurecimento para a vida profissional, desenvolvendo um senso de responsabilidade e humanização na assistência prestada.