Anais - 15º CBCENF
Resumo
Título:
PRÁTICAS EDUCATIVAS NO COMBATE A DENGUE NA ÓTICA DA EDUCAÇÃO EM SAÚDE: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Relatoria:
RAQUEL RAIZA FERREIRA DE FRANÇA
Autores:
- Adréa Cínthia Ferreira de Menezes
- Gislane Bernadino de Freitas
- Maria Francisca Costa da Silva
- Raquel Fonseca de Mesquita
Modalidade:
Pôster
Área:
Vulnerabilidade social
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: O trabalho foi realizado como pré-requisito da disciplina Processo Saúde Doença da Criança e do Adolescente, as atividades foram desenvolvidas por discentes do 5º período do curso de Enfermagem. O interesse partiu da necessidade da comunidade, mediante os altos índices de dengue no município de Mossoró-RN. Objetivos: O trabalho objetivou auxiliar no desenvolvimento da educação em saúde para crianças de um a cinco anos, através de uma atividade lúdica para que as mesmas obtivessem informações acerca da proliferação, disseminação, prevenção do mosquito vetor. Metodologia: O mesmo foi realizado na Unidade de Educação Infantil Edna Lima Moura Falcão, no dia 19 abril de 2011, através de uma peça teatral sobre a dengue, evidenciando o uso do lúdico em chamar atenção e desperta o interesse das crianças dessa faixa etária. A atividade foi construída em torno de metodologias lúdicas, pelo fato que a abordagem de determinados assuntos com crianças assim, terá um melhor resultado. Discursão: O transcorrer deste trabalho permitiu-nos compreender que o lúdico é significativo para a criança transformar o brincar em trabalho pedagógico experimentando como mediadores, o verdadeiro significado da aprendizagem, bem como permitir conhecer temas que relacionam educação e a saúde. Tendo em vista ser influente para estimular a vida social e o desenvolvimento construtivo da criança. Resultados: Acredita-se que as reflexões em relação ao trabalho serviram para que os infantes obtivessem informações acerca da proliferação, disseminação, prevenção do mosquito vetor, bem como a transmissão e a profilaxia da doença, evidenciado pelas respostas positivas das crianças as perguntas ao final da apresentação. Tal experiência nos revelou a necessidade de continuar aprendendo e de refletir sobre o que pensamos e fazemos acerca do aprender, ensinar na educação infantil. No mais se acredita que as crianças se tornaram propagadoras da mensagem entre familiares e coleguinhas, ressaltando ser essa a principal recompensa pelo trabalho desenvolvido.