Anais - 15º CBCENF
Resumo
Título:
O SUPORTE BÁSICO DE VIDA NA VISÃO DOS PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Relatoria:
LUADJA KELLY DE ALMEIDA OLIVEIRA
Autores:
- Erlane Oliveira da Nóbrega
- Johny Carlos de Queiroz
- Maíle Raiaha Guimarães Moura
Modalidade:
Pôster
Área:
Vulnerabilidade social
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
INTRODUÇÃO: O suporte básico de vida (SBV) é importante, uma vez que ele é responsável por proporcionar os cuidados imediatos que devem ser prestados ao paciente, e consequentemente contribuir positivamente para salvar a vida e melhorar o prognóstico do indivíduo, a fim de minimizar as possíveis sequelas causadas pelo acidente. Esses cuidados podem ser prestados por leigos ou profissionais, daí outra importância em se entender o SBV. Sendo assim, optou-se por esse tema devido à necessidade de esclarecimento existente, para toda a população, uma vez que por sermos seres humanos estamos vulneráveis a situações de risco, inclusive crianças e adolescentes que foram à população alvo. OBJETIVOS: analisar o nível de conhecimento e entendimento dos professores do ensino fundamental sobre o SBV, uma vez que as crianças e adolescentes estão propensos aos acidentes. METODOLOGIA: Pesquisa descritiva, exploratória com abordagem qualitativa, realizada na Escola Municipal Libânia Lopes Pessoa, localizada no Município de Itajá- RN. Foi utilizado um questionário semi estruturado aplicado aos professores do ensino fundamental para subsidiar a coleta de dados e analisados a luz do referencial teórico de análise de conteúdo. RESULTADOS: Sobre o SBV nenhum dos sujeitos souberam responder com clareza a pergunta feita, mas ao incentivá-los dando dicas do que seria tal fato, eles puderam participar mais, trazendo noções (apesar de vagas) sobre o referido tema. Em seguida, ao colocar em questionamento situações de urgência e perguntar-lhes o que seria feito em tais casos, percebeu-se o despreparo dos entrevistados com relação à prestação dos primeiros cuidados necessários para o caso em questão. CONCLUSÃO. Observou-se que os professores tem dificuldades frente a possíveis situações de urgência, onde se faz necessário o uso do suporte básico de vida. Percebendo-se a necessidade de um trabalho educativo para que assim, eles adquiram o conhecimento, estando aptos para ocasiões em que se faça necessário o uso do mesmo.