Anais - 15º CBCENF
Resumo
Título:
O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM VIVENCIADO ATRAVÉS DA MONITORIA ACADÊMICA: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Relatoria:
MÔNICA DE SOUSA ARAÚJO
Autores:
- GLEUDSON ALVES XAVIER
Modalidade:
Pôster
Área:
Determinantes de vida e trabalho
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
INTRODUÇÃO: A atividade de monitoria além de auxiliar no processo de aprendizagem, proporciona ao monitor-discente uma formação acadêmica mais ampla, possibilitando ao mesmo tempo o interesse pela docência, e a ampliação de conhecimentos e habilidades. OBJETIVOS: Descrever sobre a monitoria acadêmica e sua importância para a aprendizagem dos discentes e desenvolvimento do monitor. METODOLOGIA: Trata-se de um estudo descritivo do tipo relato de experiência vivenciada entre os meses de fevereiro a maio de 2012. Consistiu na atividade de monitoria da disciplina Semiologia e Semiotécnica e o Processo de Cuidar, do curso de Graduação em Enfermagem da Faculdade Metropolitana da Grande Fortaleza. As atividades eram semanais, organizadas em um cronograma, e correspondiam sempre ao último conteúdo abordado pelo docente. Durante as monitorias havia a discussão do conteúdo teórico e resolução de estudos dirigidos. Foi fixado um cronograma de atividades semestral, e criadas táticas de incentivo à participação nas aulas como: pontuação extra-avaliação; bonificação aos discentes com frequência maior que 70%; e vinculação da realização do Programa Interdisciplinar das Atividades Curriculares (PIAC) à monitoria. RESULTADOS: Por abordar o último conteúdo teórico ministrado pelo professor, a monitoria proporcionava aos discentes a aplicação prática do conteúdo teórico. Entre os assuntos abordados, inicialmente estava a realização do exame físico céfalo-caudal; e posteriormente, técnicas para a realização de procedimentos como por exemplo: cateterismo vesical, banho no leito, técnica de curativos, etc. Objetivou-se conhecer as dificuldades dos discentes e esclarecer as dúvidas existentes. Apesar do incentivo oferecido, não houve adesão de toda a turma. No entanto, percebeu-se grande interesse por parte daqueles que compareceram às atividades, pois estavam sempre dispostos a participar, e sentiam-se satisfeitos em aplicar na prática o conhecimento adquirido em sala de aula. CONCLUSÕES: A atividade de monitoria além de contribuir para a aprendizagem dos discentes envolvidos proporciona ao monitor uma formação mais ampla e capacitada, ao lhe permitir vivenciar a experiência da docência durante a graduação. Percebe-se, contudo, que é necessário sensibilizar os alunos quanto à importância de sua participação e frequência nas atividades, uma vez que estas proporcionam um elo entre teoria e prática que pode lhes conferir maior segurança quando estiverem em campo.