Anais - 15º CBCENF
Resumo
Título:
AUDITORIA DE ENFERMAGEM NA QUALIDADE DA ASSISTÊNCIA NO CENTRO CIRÚRGICO
Relatoria:
MARIA DE JESUS MONTEIRO DA SILVA
Autores:
- Yvanise Cleisiane Costa dos Santos
- Samara Laís Carvalho Bezerra
- Maria Cristina de Sousa e Silva
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Determinantes de vida e trabalho
Tipo:
Pesquisa
Resumo:
Para garantir a qualidade dos serviços prestados aos clientes, nos dias atuais, grandes empresas têm-se preocupado em utilizar a auditoria, de forma contínua, visto que os clientes estão cada vez mais convictos de seus direitos. A palavra auditoria vem do latim “audire” que significa ouvir, e que toda pessoa que possui a função de verificar a legitimidade dos fatos econômico-financeiros, prestando contas a um superior, poderia ser considerado auditor. Acredita-se que o processo de melhoria das anotações dependa também da valorização e empenho dos profissionais em reconhecer que a Sistematização da Assistência de Enfermagem - SAE, se realizada adequadamente, pode facilitar seu trabalho. Objetivos: Avaliar a importância das anotações no prontuário durante a cirurgia; identificar a dificuldade dos auditores de concluir a auditoria com a ausência de dados indispensáveis e contribuir com a equipe de enfermagem para a melhoria da qualidade da assistência. Metodologia: Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, com abordagem qualitativa, realizada em periódicos indexados e catalogados disponíveis nas bases de dados LILACS e SCIELO, no período de Fev. a Set. de 2011. O recorte temporal da busca foi de 1992 a 2011. Avaliou-se 20 artigos publicados, aplicando o critério de exclusão, foram revisados 14 artigos, que conferiam maior significado ao objetivo da pesquisa, foram excluídos 06 por estarem publicados em outra língua além do português e a não disponibilidade do texto. Resultados: Para os autores o reconhecimento da importância da assistência prestada é de competência da equipe de enfermagem, assim como, identificar problemas e necessidades básicas durante os procedimentos cirúrgicos, através de evidências. Os trabalhos nos serviços de saúde possuem seus atos fragmentados, que tendem a aumentar com as tecnologias. O trabalho direcionado para um cuidar holístico do paciente, inicialmente necessitou ser fragmentado para melhorar a organização e a produtividade do serviço. Assim, enquanto um trabalhador realiza cuidados básicos de alimentação e higiene, outro administra os medicamentos e outro faz os curativos, promovendo assistência de qualidade ao cliente. Conclusão: A auditoria é uma forma de avaliar a qualidade do serviço, bem como reduzir gastos, as experiências descritas de auditoria apresentam um bom nível para o controle da qualidade da assistência bem como conduz ações de excelência para o marketing da enfermagem.