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Anais - 15º CBCENF

Resumo

Título:
A PERCEPÇÃO MATERNA SOBRE O PROCESSO INTERATIVO NA CONSULTA DE PUERICULTURA PARA O ALCANCE DAS METAS
Relatoria:
CAMILA TORRES DA SILVA
Autores:
  • Priscyla de Oliveira Nascimento
  • Marilia Cruz G C Guerra
  • Eliane Maria Ribeiro de Vasconcelos
Modalidade:
Pôster
Área:
Vulnerabilidade social
Tipo:
Pesquisa
Resumo:
INTRODUÇÃO: A comunicação é a chave principal para traçar metas e meios para alcançar a resolubilidade do que é identificado durante o processo interativo na consulta de enfermagem em puericultura, com o objetivo de cuidar e proteger as crianças de zero a dois anos de idade da vulnerabilidade social. OBJETIVO: Investigar o nível de satisfação das mães em relação ao papel e interação do enfermeiro na consulta de puericultura em uma Unidade de Saúde da Família (USF). MÉTODOS: Trata-se de um estudo descritivo/exploratório, com abordagem qualitativa, realizada em uma USF na cidade de Recife/PE, durante o período de outubro de 2011 a janeiro de 2012. Uma amostra composta por 10 mães que apresentaram os requisitos de inclusão do estudo. Os dados foram coletados a partir de entrevista semi-estruturada composta pela pergunta: O que você pensa sobre a consulta do seu filho realizada pelo enfermeiro? Os dados foram analisados segundo o Método Análise de Conteúdo de Bardin na modalidade de análise temática. RESULTADOS: As falas foram agrupadas em códigos no qual chegou a categoria temática central: O processo educacional participativo na consulta de puericultura: um recurso na tomada de decisão e alcance das metas. A maioria das mães citou em sua fala que o enfermeiro conversava com elas e perguntava como elas e seus filhos estavam. Essa comunicação é importante para que as mães sintam-se a vontade e para que as informações sejam transformadas em estratégias com o objetivo de proteger e cuidar da criança, detectando a vulnerabilidade desse ser. Outro fato importante mencionado pelas mães é quando elas relatam sentir segurança durante a consulta, pois elas citam que as informações eram ditas de forma clara de uma maneira que elas entendiam o que está sendo transmitido, pois elas declararam que o profissional perguntava se as mesmas estavam entendendo, repetia novamente quando elas não entendiam, anotava no papel para facilitar o que foi dito. Pois o objetivo da comunicação não é apenas uma troca de palavras e sim que ocorra uma interação de forma horizontal entre o enfermeiro e o cliente para alcançar as metas traçadas durante a consulta de puericultura. CONCLUSÃO: Com o estudo observou-se que as mães demonstraram satisfação em relação a consulta de puericultura, pois o profissional a partir da interação consegue de forma clara mostrar seu papel e criar metas a partir das informações colhidas para ajudar as mães a cuidar e proteger seus filhos dos problemas sociais.