Anais - 15º CBCENF
Resumo
Título:
ESTÁGIO CURRICULAR EM UM CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Relatoria:
ANDREZA DIAS DA SILVA NASCIMENTO
Autores:
- THYAGO DA COSTA WANDERLEY
- RAFAEL HENRIQUE RIBEIRO URQUISA
- IGOR CAVALCANTI FERRAZ
- MARIA MARIANA BARROS MELO DA SILVEIRA
Modalidade:
Pôster
Área:
Determinantes de vida e trabalho
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) desenvolvem estratégias com o objetivo de promover a manutenção do usuário no melhor nível de funcionamento e máximas condições de autonomia possível, evitando novas internações e visando a reintegração no seu grupo social. É um lugar de referência e tratamento para pessoas que sofrem com transtornos mentais, psicoses, neuroses graves e demais quadros, cuja severidade e/ou persistência justifiquem sua permanência num dispositivo de cuidado intensivo, comunitário, personalizado e promotor de vida. Neste contexto, estes serviços se constituem como campos de articulação entre ensino-serviço-conunidade, sendo ferramentas importantes para a formação de profissionais enfermeiros. Objetivos: relatar as experiências vivenciadas no estágio curricular em um Centro de Atenção Psicossocial na região metropolitana de Recife. Metodologia: trata-se de um relato de experiência de uma discente da Universidade Federal de Pernambuco, acerca do estágio curricular da disciplina de Enfermagem em Saúde Mental, no período de Agosto de 2011, como ferramenta integrativa entre teoria e prática, possibilitando a aplicação de conceitos abstratos em situações concretas. Resultados: o estágio proporcionou o conhecimento da dinâmica do serviço, assim como as atividades do enfermeiro enquanto gerente da equipe de enfermagem e membro da equipe multiprofissional. No âmbito das atividades privativas do enfermeiro foram discutidas a Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) e a consulta de enfermagem. A participação nas atividades individuais como, acolhimento e triagem, e a co-facilitação nas atividades em grupo, permitiu o contato, que é realizado de forma terapêutica, com os usuários tornando possível observar as alterações das funções mentais especificas de cada transtorno mental. Ficou evidente o processo terapêutico de reabilitação e inserção social do usuário, através da participação nas atividades, de forma específica, de acordo com o que foi planejado em seu projeto terapêutico individual. Conclusão: o estágio curricular mostrou-se de suma importância no sentido de proporcionar, de forma prática, a aplicação dos conhecimentos obtidos nas aulas teóricas. O serviço funciona de forma dinâmica, com uma equipe multiprofissional, onde a atuação do enfermeiro nos Centros de Atenção Psicossocial exige do profissional um preparo especializado para lidar com o tipo de clientela. Assim,essa experiência foi positiva e recompensadora.