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Anais - 15º CBCENF

Resumo

Título:
ASSISTÊNCIA À SAÚDE DA MULHER NA ATENÇÃO BÁSICA – RELATO DE EXPERIÊNCIA
Relatoria:
ANA KARLA DANTAS PINHEIRO
Autores:
  • Carolina Araújo Barbosa
  • Elisabete Oliveira Colaço
  • Roberta Lima Gonçalves
  • Sheila Milena Pessoa dos Santos
Modalidade:
Pôster
Área:
Vulnerabilidade social
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
INTRODUÇÃO: A Atenção Básica tem um papel fundamental para com a saúde da população, por ser a porta de entrada do paciente para o sistema de saúde e onde possibilita uma maior interação entre indivíduo e saúde, devido à possibilidade da equipe de saúde de conhecer o estilo e hábitos de vida, cultura e posição social de cada membro de uma determinada população. OBJETIVO: Considerando que a reflexão sobre a prática oferece subsídios para o delineamento de ações em saúde pautadas na qualidade e humanização da assistência em saúde/enfermagem durante o cuidado à mulher na consulta ginecológica e da consulta de pré-natal, este artigo, objetiva relatar a experiência acadêmica durante as aulas práticas do Componente Curricular Saúde da Mulher. METODOLOGIA: Trata-se de um relato de experiência realizado a partir das aulas práticas em Saúde da Mulher, do Curso de Enfermagem, do Centro de Ciências e da Saúde, da Universidade Federal de Campina Grande. As aulas foram realizadas no mês de Abril de 2012, na Unidade Básica Saúde da Família (UBSF) São Januário I, Campina Grande - PB. As atividades desenvolvidas envolveram consultas clínicas e de educação em saúde na área gineco-obstétrica. RESULTADOS: Os acadêmicos desenvolveram atividades com uma abordagem integral a mulher, com ações em saúde voltadas à detecção precoce do câncer de colo e mama, do cuidado pré-natal, assim com o acompanhamento nas demais necessidades humanas como segurança, conforto, cidadania, entre outros. Além disso, buscou-se dinamizar o trabalho, fomentando a escuta ativa e os espaços de discussão durante atividades educativas na sala de espera. Apesar do curto período, percebemos a satisfação das usuárias e o aumento pela procura do atendimento prestados pelas/os estudantes de enfermagem sob orientação docente, consequência da relação de confiança estabelecida entre usuária e discentes sob supervisão da docente. CONCLUSÃO: As aulas práticas foram fundamentais para o processo de formação e reflexão dos discentes sobre a lógica ainda hegemônica de atenção à saúde, no qual a eficiência técnica e a racionalidade nos serviços de saúde são mais valorizadas em detrimento de considerar aspectos que também devem está inerentes a assistência de enfermagem, como a solidariedade, o respeito e a ética na relação entre profissionais e usuários. Considerando os princípios da humanização da assistência à saúde, estas características são complementares rumo às conquistas da qualidade no atendimento à saúde.