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Anais - 15º CBCENF

Resumo

Título:
A IMPORTÂNCIA DO GERENCIAMENTO EM ENFERMAGEM NA ATENÇÃO SECUNDÁRIA E TERCIÁRIA
Relatoria:
VANESSA DA SILVA DOURADO
Autores:
  • SUZAN KIRLLA FERNANDES LIRA
  • ALANNA GAMA DE ANDRADE
  • Vinicius Lino de Souza Neto
  • Luciana Dantas Farias de Andrade
Modalidade:
Pôster
Área:
Determinantes de vida e trabalho
Tipo:
Pesquisa
Resumo:
INTRODUÇÃO: A constituição dos aspectos epistemológicos administrativos na enfermagem deu-se a partir da necessidade de organizar os hospitais, sendo assim, os profissionais de enfermagem deverão estar aptos a tomarem iniciativas, fazendo o gerenciamento e administração, tanto da força de trabalho, quanto dos recursos físicos e materiais da informação, da mesma forma que devem estar aptos a serem empreendedores, gestores, empregadores ou lideranças na equipe de saúde. OBJETIVO: Descrever a importância do gerenciamento em enfermagem frente à assistência na atenção secundária e terciária da saúde. MÉTODOS: Foi realizada uma pesquisa integrativa sobre a temática no período de abril à maio de 2012, focando artigos científicos, como também, outras obras relevantes e atualizadas nas bases de dados Scielo, Bireme e Lilacs. RESULTADOS: O enfermeiro tem sido o responsável pela organização e coordenação das atividades assistenciais dos hospitais e pela viabilização para que os demais membros da equipe de enfermagem e áreas afins atuem com qualidade. Para o desenvolvimento da competência administrativa e gerenciamento, são considerados alguns conhecimentos específicos que auxiliam no processo de planejamento, como, a tomada de decisões, interação e gestão de recursos humanos. Dessa forma, chama atenção que, na área da enfermagem, o gerenciamento tenha sido historicamente incorporado como função laboral do profissional, uma vez que a enfermagem moderna já trouxe a figura da “lady nurse” (senhora enfermeira) para desempenhar estes aspectos administrativos enquanto as “nurses” (enfermeira) assumiam a assistência direta ao paciente no tocante à execução de procedimentos, garantindo disciplinas nos currículos que direcionassem a uma formação “mínima” em termos de liderança, tomada de decisão, gestão de materiais e recursos humanos, justificando, muitas vezes, um desempenho satisfatório deste trabalhador da saúde frente aos demais. CONCLUSÃO: Como a maioria das competências apontadas pode ser caracterizada como aptidões gerenciais que contribuem para o desempenho do enfermeiro tornam-se a mola mestre parte deste processo. O presente estudo descreve a importância da gestão realizada pelo profissional da “Arte do Cuidar” no âmbito da atenção secundária e terciária, ressaltando que todo esse arcabouço gerencial terá reflexo no processo de melhora assistencial ao cliente.