Anais - 15º CBCENF
Resumo
Título:
JOVENS CONSTRUINDO SABERES NA PERSPECTIVA DA ENFERMAGEM COMO PRATICA SOCIAL - UM RELATO DE EXPERIENCIA
Relatoria:
MÁRCIA MARIA LIRA DE MESQUITA
Autores:
- MARILIA STEFANI SOUZA DE MENEZES
- ZEUNYANNA AZEVEDO SILVA
- GILDEMBERTON RODRIGUES DE OLIVEIRA
- SUZANA CARNEIRO DE AZEVEDO FERNANDES
Modalidade:
Pôster
Área:
Vulnerabilidade social
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
INTRODUÇÃO: A atual conformação do mundo requer dos indivíduos qualificação e preparo para competir com igualdade no mercado de trabalho. Os avanços tecnológicos, a comunicação, os meios de produção são utilizado de forma global, permitindo ao mundo o conhecimento de novas culturas e a disseminação de informação em escala mundial. A inclusão dos sujeitos nesse processo passa por diversas dificuldades, a má distribuição de renda intensifica a desigualdade social, falta de moradia, de saúde de qualidade e educação que busque a autonomia do indivíduo. OBJETIVO: Discutir a importância da enfermagem em pensar estratégias para a promoção da cidadania, uma vez que saúde também é ter acesso à educação, emprego e qualidade de vida. METODOLOGIA: O projeto foi pensado a partir de uma captação da realidade na Escola Antônio de Souza Machado, Mossoró – RN, onde foram vistos os principais problemas enfrentados pelos alunos. O público-alvo foi constituído por adolescentes que estudam o oitavo e nono ano do ensino fundamental, com faixa etária oscilando entre 12 e 16 anos. A partir do conceito de educação em saúde que orientou a prática educativa, o grupo elencou instrumentos metodológicos a serem trabalhados, como os jogos didáticos, dinâmicas, brincadeiras, dramatizações e a utilização de recursos de exposição de áudio e vídeo. RESULTADOS: Durante a realização das atividades, os adolescentes mostraram-se apreensivos com os temas, estes argumentaram que a mídia explora apenas a sexualidade, faltando incentivar a educação como parte fundamental da vida dos adolescentes. Voltando-se para perspectiva de futuro consideramos o ponto alto de nossas ações, o conhecimento das oportunidades disponíveis pelas instituições: Fundação Municipal de Geração de Emprego e Renda (FUNGER), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC) e o Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), que possibilitaram aos mesmos o despertar para a construção de novas concepções. CONCLUSÃO: Dessa forma, visualizamos em cada fala o desejo por uma vida mais digna, com acesso a bens de consumo, nos quais puderam entender que a transposição dos obstáculos sociais é possível, e que depende do desejo e do esforço em buscar por meios, como a educação, uma vida melhor.