LogoCofen
Anais - 15º CBCENF

Resumo

Título:
FORMAÇÃO EM LIBRAS COMO SUBSÍDIO À ATUAÇÃO DA ENFERMAGEM
Relatoria:
MARCIA CRISTINA FERREIRA
Autores:
  • MICHELLE BORCATH DE LARA
  • ROSANA APARECIDA DA SILVA
  • ROSALIA LIMA JACOMEL
Modalidade:
Pôster
Área:
Determinantes de vida e trabalho
Tipo:
Pesquisa
Resumo:
A demanda de público alvo necessita de um atendimento especializado, o qual não condiz com a formação atual dos Enfermeiros. Nesse sentido, a Enfermagem perpassa por quebras de paradigmas em sua estrutura epistêmica, como também na rotina entre as práxis e a teoria, frente à assistência aos cuidados, às políticas públicas, a atenção primária e a alta complexidade em saúde. Portanto a atual formação acadêmica deve estar atenta a essa imbricação de teorias e concepções de saúde. Salienta-se que a compreensão e a ação da humanização é algo peculiar de Enfermagem, mas há uma defasagem frente aos cursos de formação em graduação de Enfermagem perante a implantação da disciplina de LIBRAS, suas expressões, representações e cientificidade. O objetivo geral desta pesquisa é verificar a disponibilidade da disciplina de LIBRAS nas grades curriculares dos cursos de graduação em Enfermagem, no município de Curitiba. A matriz metodológica adotada para realizar num primeiro momento foi indutiva sendo, revisão bibliográfica, respaldado em artigos de revistas científicas, livros e trabalhos inerentes ao stricto senso. Na segunda etapa aplicou-se um instrumento de pesquisa com perguntas abertas e fechadas para os coordenadores do curso da área de estudo. Em terceiro momento foi trabalhada a tabulação dos dados em gráficos e tabelas. Os resultados obtidos nos revelam que há deficiência junto aos cursos em graduação de Enfermagem de Curitiba, pois dos 13 cursos existentes, apenas 7 possuem de forma optativa em sua grade curricular,disciplina de LIBRAS. Isto demonstra que há defasagem da contextualização atual existentes nos cursos. Na interpretação, dos dados coletados junto aos coordenadores, observamos certa unidade em reconhecer a importância da inclusão com LIBRAS junto aos cursos,porém salientam que não há estruturação e apoio na implementação de cursos de atualização por parte de políticas públicas,muito embora o governo vêm implementando a gênese inclusiva.Conclui-se que as instituições de formação em graduação de Enfermagem de Curitiba, ofertam o curso de LIBRAS, porém,os profissionais de saúde não dão atenção devida,e em relação às coordenações de curso de Enfermagem há pouco incentivo às pesquisas, bem como a disposição desta disciplina na grade curricular. Uma proposta para inserção da disciplina voltada para a o ensino de libras é a substituição de parte das horas voltadas às atividades Extra-Curriculares.