Anais - 15º CBCENF
Resumo
Título:
CUIDADOS DE ENFERMAGEM À LUZ DO MODELO DE ROPER, LONGAN E TIERNEY : RELATO DE EXPERIÊNCIA
Relatoria:
BÁRBARA DE ABREU VASCONCELOS
Autores:
- CLEIDE DE SOUSA ARAÚJO
- CAMILA MACIEL DINIZ
- SHEYLA COSTA DE OLIVEIRA
- CAROLINA MARIA DE LIMA CARVALHO
Modalidade:
Pôster
Área:
Determinantes de vida e trabalho
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
INTRODUÇÃO: A Enfermagem tem no cuidado ao ser humano sua essência. Enquanto ciência, busca fundamentos teóricos que orientem e validem sua prática. Assim, tem-se o Modelo de Roper, Logan e Tierney, um instrumento que poderá ser utilizado no Processo de Enfermagem. OBJETIVOS: Desenvolver o histórico de Enfermagem; identificar as atividades de vida à luz do modelo de Roper, Logan e Tierney e descrever os respectivos diagnósticos de Enfermagem, segundo a taxonomia da North American Nursing Diagnosis Association. METODOLOGIA: Estudo descritivo observacional do tipo relato de experiência. O interesse pelo estudo surgiu a partir da disciplina “Bases Teóricas e Metodológicas da Enfermagem” do curso de graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Ceará, ministrada entre os meses de março a junho de 2012. Foi realizada uma entrevista com puérpera no alojamento conjunto de uma Instituição Pública de Saúde em Fortaleza-Ce, com duração de 45 minutos. Utilizou-se um roteiro baseado no modelo de Roper, Logan e Tierney, o qual está fundamentado em 12 atividades de vida: manter um ambiente seguro; comunicar; respirar; comer e beber; eliminar; higiene pessoal e vestir-se; controlar a temperatura corporal; mobilizar-se; trabalhar e distrair-se; exprimir sexualidade; dormir; e morrer. RESULTADOS: A partir do histórico de Enfermagem por meio do Modelo de Roper, Logan e Tierney foram observados problemas reais e/ou potenciais nas seguintes atividades: manter um ambiente seguro, comunicar e eliminar, e seus respectivos diagnósticos de Enfermagem: Risco de trauma relacionado com vizinhança com alta criminalidade e clientes vulneráveis; Processos familiares disfuncionais relacionados com habilidades de enfrentamento inadequadas, evidenciados por incapacidade de expressar uma vasta gama de sentimentos e por uma comunicação prejudicada; Risco de motilidade gastrintestinal disfuncional diminuída relacionada com mudanças fisiológicas da puérpera. CONCLUSÃO: A aplicação do Modelo de Atividade de Vida e dos Diagnósticos de Enfermagem durante a disciplina ofereceu subsídios para apreender a importância dos mesmos na Sistematização da Assistência de Enfermagem. Pode-se identificar problemas potenciais e/ou reais do individuo, no caso, a puérpera e sua família, que vão além do biológico, sendo uma experiência positiva no entendimento do Processo de Enfermagem. A relevância desse estudo está em valorizar os modelos teóricos como uma ferramenta válida no Processo de Enfermagem.