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Anais - 15º CBCENF

Resumo

Título:
A VISITA DOMICILIÁRIA COMO CENÁRIO DE APRENDIZAGEM PARA O ACADÊMICO DE ENFERMAGEM
Relatoria:
CLEIDE DE SOUSA ARAÚJO
Autores:
  • CAMILA MACIEL DINIZ
  • BÁRBARA DE ABREU VASCONCELOS
  • ERISON TAVARES DE OLIVEIRA
  • MARIA JOSEFINA DA SILVA
Modalidade:
Pôster
Área:
Determinantes de vida e trabalho
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
INTRODUÇÃO: A Visita Domiciliária, dentro do processo ensino-aprendizagem, é um importante recurso de associação da teoria com a prática, proporcionando ao acadêmico uma aproximação da realidade e contextualização dos conhecimentos aprendidos durante a graduação. OBJETIVO: Descrever a experiência da Visita Domiciliária para acadêmicos de Enfermagem destacando sua contribuição no processo de ensino-aprendizagem. METODOLOGIA: Trata-se de um estudo descritivo do tipo relato de experiência sobre uma Visita Domiciliária realizada a uma família residente no município de Fortaleza-Ce, em Março de 2012. A atividade fez parte do conteúdo da disciplina Processo Saúde-Doença, ofertada no segundo semestre do curso de Enfermagem da Universidade Federal do Ceará. Foram três momentos: inicialmente, os estudantes foram divididos em duplas e elegeram as famílias que iriam visitar, buscando famílias onde houvesse muitos membros e/ou membros em ciclos de vida distintos; em seguida, realizou-se uma aproximação inicial com a família a fim de pactuar a data da visita; por fim, com base em textos discutidos em aula e orientações da docente e do monitor da disciplina, deu-se a visita, realizando-se uma entrevista onde se visava conhecer a estrutura familiar, o histórico da família, a relação da família com o processo saúde-doença e com os serviços de saúde. RESULTADOS: A partir da aproximação com a família, percebeu-se que nos receberiam sem entraves, principalmente por já ser a Visita Domiciliária uma prática frequente na comunidade. Ao realizar a entrevista, percebeu-se que o conhecimento ministrado em sala de aula nos dava subsídios para compreender a estrutura familiar, o histórico da família, a importância destes elementos para a prática de Enfermagem, e ainda, que a prática nos proporcionava melhor compreensão da teoria. Compreender a relação dos membros da família com o processo saúde-doença nos auxiliará em nossa prática profissional, pois os conceitos de saúde e doença divergem entre as faixas etárias. Entender as percepções e anseios da família para com os serviços e profissionais de saúde permite-nos pensar estratégias para corresponder às expectativas da clientela e melhorar a qualidade da assistência prestada. CONCLUSÃO: Conclui-se que a atuação em Visita Domiciliária propicia ao profissional um olhar mais amplo sobre a família, a comunidade e sua realidade. Percebeu-se ainda, o quanto tal prática pode contribuir para a aprendizagem durante a graduação.