Anais - 15º CBCENF
Resumo
Título:
O RELACIONAMENTO INTERPESSOAL NA EQUIPE DE ENFERMAGEM: UMA REVISÃO DA LITERATURA
Relatoria:
JEFERSON CALIXTA DOS SANTOS
Autores:
- GILVAN FERREIRA FELIPE
Modalidade:
Pôster
Área:
Determinantes de vida e trabalho
Tipo:
Pesquisa
Resumo:
INTRODUÇÃO: O relacionamento interpessoal refere-se à dinâmica, comunicação e à troca de conhecimento existente entre dois indivíduos, ou entre grupos. Inserida na prática de enfermagem este relacionamento faz alusão ao envolvimento entre os componentes da equipe durante todo o processo de trabalho. OBJETIVO: Investigar como vem sendo abordado o relacionamento interpessoal na literatura de enfermagem. METODOLOGIA: Trata-se de revisão bibliográfica realizada durante o mês de maio de 2012, por meio da análise de artigos científicos publicados entre os anos de 2005 a 2010. O levantamento dos artigos foi realizado por meio de busca nas bases de dados LILACS e SciELO, utilizando-se os descritores: relacionamento, interpessoal e enfermagem. Ao final, procedeu-se a análise de 3 artigos, disponibilizados na íntegra e em língua portuguesa. RESULTADOS: O relacionamento interpessoal envolve vários aspectos, entre eles a empatia (capacidade de compreender o outro) e a flexibilidade do comportamento. O reconhecimento das características dos indivíduos no relacionamento grupal e a capacidade de promover a interação entre os componentes deste grupo são fatores facilitadores para o estabelecimento de um bom relacionamento interpessoal o que vem a favorecer um ambiente de trabalho harmônico e cooperativo. Os artigos estudados referiram o relacionamento interpessoal como peça fundamental para que a mesma possa potencializar a assistência prestada aumentando as possibilidades de recuperação, prevenção, promoção e proteção à vida. CONCLUSÃO: É evidente que os profissionais da equipe de enfermagem necessitam manter um bom relacionamento embasado na confiança, no respeito para com o seu companheiro de trabalho, pois a existência de uma comunicação deficitária influencia diretamente em uma má assistência prestada ao paciente, uma vez que o estabelecimento de uma boa comunicação e de um bom relacionamento entre os membros da equipe de enfermagem é de fundamental importância para uma assistência que possa prover as necessidades dos seus clientes.