Anais - 15º CBCENF
Resumo
Título:
AUDITORIA EM ENFERMAGEM:BUSCANDO A QUALIDADE DA ASSISTêNCIA
Relatoria:
PAULA FRASSINETTI OLIVEIRA CEZÁRIO
Autores:
- Janine Marques Medeiros e Silva
- Kalline Marcelino da Silva Mariz
- Fernanda Ferreira Nóbrega
- Roberta Romero de Miranda Henriques
Modalidade:
Pôster
Área:
Determinantes de vida e trabalho
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
INTRODUÇÃO: Auditoria em enfermagem é relevante na qualidade da assistência de enfermagem, porque deve promover um auxílio de importância aos pacientes e familiares bem como diminuição de gastos para as instituições. Para que auditoria em Enfermagem ocorra é necessário estabelecer alguns métodos de avaliações os quais são padrões de satisfação da clientela, como a observação no prontuário do cliente, identificando a coerência das anotações de enfermagem com a realidade da assistência. Essa checagem pode ocorrer por auditores enfermeiros atuantes no hospital ou externos onde é convidado outro profissional para avaliar a equipe a ser examinada. Objetivos: Demonstrar a importância de uma auditoria sistemática e de qualidade da assistência de enfermagem em seu atendimento rotineiro aos paciente visando sempre promover a qualidade e diminuição de gastos nas Instituições. Metodologia: Relato de experiência ocorrido em uma aula prática da disciplina de Administração II, no Hospital Regional de Cajazeiras- Paraíba, pelas acadêmicas de enfermagem da Universidade Federal de Campina Grande. Resultados: Ao observar os profissionais em seu dia de trabalho, pudemos notar que a maioria deles só se preocupava em diminuir gastos de cada procedimento a ser realizado com o cliente e ao observar o verdadeiro significado da palavra auditoria em enfermagem vemos que a mesma designa à promoção de uma assistência de qualidade cabendo a pessoa que irá auditar a auditoria não punir o hospital presente, mas chamar em particular o setor que apresenta a irregularidades para uma conversar e mostrar os erros encontrados dando um tempo para corrigi-los, a função do auditor é ensinar e mostrar que não se deve fazer o errado e sim reger sempre a qualidade do atendimento. Conclusão: O auditor é o profissional responsável por um atendimento de qualidade no âmbito de trabalho o qual é exerce a função de auditor, cabendo ao mesmo checar todos os detalhes pertinentes a rotina da equipe a ser avaliada. Sendo assim, propõe-se uma auditoria que obedeça a avaliação sistemática e formal de atividades, exercida por profissionais humanizados e coerentes de sua missão, agindo destemidamente ao diante do seu superior.